Saudação à vitória popular nas eleições chilenas

O Partido dos Trabalhadores (PT) saúda os resultados das eleições para a Assembleia Constituinte, realizadas neste fim de semana no Chile, com uma grande vitória dos representantes de forças populares sobre a coligação ligada ao governo de Sebastián Piñera.

Expressamos também nossa felicidade pelas vitórias destas forças e de partidos amigos nas eleições locais em diversas localidades, especialmente em Santiago, com a companheira Irací Hassler, do Partido Comunista.

Estas eleições foram o resultado das manifestações populares que tomaram o país antes do início da pandemia, em que milhões de pessoas foram às ruas contra as políticas neoliberais que assolam o país desde a ditadura militar.

A nova Assembleia Constituinte terá a valorosa tarefa de finalmente colocar no passado uma Constituição antidemocrática, que privilegiava o mercado sobre os direitos das pessoas, penalizando a maioria da população que não tem acesso pleno à educação e saúde.

Com o total de 155 assentos, a ala governista (centro-direita, direita e extrema direita) terá 37 cadeiras, menos de um terço do total, limite necessário para garantir qualquer chance de veto sobre as reformas votadas, que necessitam de dois terços para serem aprovadas.

As demais forças políticas serão representadas pelos partidos de centro-esquerda, esquerda, progressistas e uma grande maioria de independentes oriundos dos movimentos sociais, inclusive das manifestações de 2019, bem como uma grande parcela de indígenas, grupo tradicionalmente de baixa representação na política do país.

Outra vitória importante de ser mencionada é a obrigatoriedade da paridade de gênero que foi estabelecida para esta votação.

Todo este sucesso foi alcançado apesar do formato de votação ser bastante desfavorável e construído de modo a favorecer a política tradicional e as diversas expressões da direita.

No dia de hoje, o PT se junta ao povo chileno nesta grande vitória e expressa seus desejos de êxito para a nova Assembleia Constituinte, para que leve nossas irmãs e irmãos chilenos para o caminho da plena democracia e justiça social.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional