Secretaria Nacional de Formação do PT promove cursos online para militantes

Para acessar o conteúdo de ensino à distância no Portal da Escola é necessário ter filiação e senha da comunidade para receber email e confirmar inscrição. Aulas tratam de políticas sociais, conjuntura política e econômica

Roberto Parizotti

Marilena Chauí

A Secretaria Nacional de Formação do PT está promovendo cursos e atividades formativas online para dirigentes e militantes da legenda. As inscrições estão disponíveis no Portal da Escola do PT para filiados, que precisam ter ainda a senha da comunidade para confirmação inscrição por email. Os cursos são de acesso livre a todos os militantes.

No site da Escola Nacional de Formação Política do PT, é possível acesso ao conteúdo promovido durante as jornadas nacionais de formação para Combate ao Racismo, de Feminismo e Organização das Mulheres Petistas e de Formação, além de cursos para dirigentes do partido, incluindo vereadores e candidatos.

A iniciativa da secretaria também inclui cursos que tratam do desmonte da Educação Pública promovida pelos governos Temer e Bolsonaro, assim como os ataques à Previdência e aos direitos trabalhistas. Também há uma oferta de cursos sobre a história política na América Latina e Caribe, a geopolítica do petróleo, o mapa da fome no Brasil, a questão agrária e os meios de comunicação no país.

Um curso muito instrutivo sobre o impacto recente da mudança da política econômica no país e suas relações com a cena política é o que aborda o golpe parlamentar de 2016, que destituiu a ex-presidenta Dilma Rousseff do poder para retomar as políticas neoliberais adotadas nos anos 90.

O tema do neoliberalismo também é alvo de uma aula histórica proferida pelo cientista político e professor de Ciência Política, Emir Sader. O aluno pode ter acesso gratuito e direto à aula de Sader no Instituto Lula, disponível no YouTube de maneira aberta. Outra aula importante é a da filósofa Marilena Chauí, que trata dos obstáculos à democracia. A aula de economia política e o desenvolvimento do capitalismo no Brasil, proferida pelo economista Márcio Pochmann, também está disponível gratuitamente na plataforma de vídeo.

O canal também coloca à disposição outras duas aulas importantes no curso de formação do PT. O primeiro –  Filosofia e Feminismo – é proferido pela filósofa e escritora Márcia Tiburi, ex-candidata do PT ao governo do Rio de Janeiro, e do advogado e professor de direito, Ricardo Lodi Ribeiro, que trata do Estado de Exceção e Judicialização da Política.

PT Cast