Secretaria Nacional de Meio Ambiente: Liberdade ao Padre Amaro

Nota de repudio a prisão do padre Amaro, que atua como líder comunitário e coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) na região de Anapu (PA)

Lalo de Almeida/Divulgação)

Padre Amaro da paróquia de Santa Luzia do Anapu, no sudoeste paraense

É com profunda tristeza que recebemos a notícia da prisão de Padre Amaro, pároco de Santa Luzia do Anapu.

Não é de hoje que ativistas de meio ambiente, reforma agrária e direitos humanos são alvo de violência nesse país. O Brasil é um dos países mais perigosos do mundo para qualquer tipo de ativismo, e o que mais mata ambientalistas. Diante do terrível avanço fascista e do desrespeito à Constituição que tem como símbolo maior a execução da vereadora Marielle Franco e que por pouco não tirou a vida de Lula, é essencial que cada cidadão e cidadã se posicionem. Vivemos um claríssimo regime de exceção.

Padre Amaro, que atua na região desde 2005, continuou a luta da saudosa irmã Dorothy Stang na defesa por terra para todos e todas, do meio ambiente e dos direitos humanos. E nós, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT nos solidarizamos ao padre e a toda a comunidade de Anapu. As calúnias e difamações promovidas contra as lideranças populares não seguirão impunemente.

Por Nilto Tatto, Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT