Bolsonaro atenta contra a democracia do país, afirma PT no Senado

Em nota, bancada do PT condena tentativa de uso político das Forças Armadas do Brasil, em clara afronta ao caro princípio do republicanismo

Alessandro Dantas

Bancada do PT no Senado condena a escalada autoritária de Bolsonaro

O recente uso da anacrônica Lei de Segurança Nacional, uma herança da ditadura, para perseguir legítimos opositores políticos e manifestantes democráticos sinaliza escalada autoritária que colide com a Constituição Federal e com os princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito.

De outro lado, a reforma ministerial anunciada no último dia 29, que resultou na demissão do Ministro da Defesa e dos comandantes das três Forças, demonstra a intenção o governo Bolsonaro de tentar aparelhar politicamente as Forças Armadas do Brasil, em clara afronta ao caro princípio do republicanismo administrativo e em proveito pessoal.

Tal aparelhamento busca desvirtuar a missão constitucional dessas Forças, que, numa democracia, existem para defender a Nação de ameaças externas, nunca para funcionar como agentes de repressão política contra a oposição ao governo e contra o povo. Assegurar que as Forças Armadas sejam mantidas como instituições de Estado é, pois, fundamental.

Agrava tal escalada o fato notório de que, infelizmente, o presidente Bolsonaro nutre pouco apreço pelas instituições democráticas, tendo manifestado pública e reiteradamente apoio a ditaduras e a torturadores. É fato notório também que o atual inquilino do Palácio do Planalto não respeita o princípio da hierarquia, base do funcionamento da Forças Armadas, tendo se projetado na vida pública subvertendo-a de forma reiterada.

Não há dúvida de que essa escalada autoritária e patrimonialista se vincula ao fato de que o governo Bolsonaro está acuado pelo seu gigantesco fracasso, que se traduz em mais de 300 mil mortes, na incapacidade de prover vacinas e insumos básicos para o combate à pandemia, no abandono da população mais vulnerável, na volta da fome e da pobreza extrema, no desemprego elevadíssimo e no desprezo à vida e ao sofrimento do povo brasileiro.

Muito embora a sociedade brasileira disponha hoje de instituições democráticas mais sólidas, capazes de reagir a eventuais aventuras autoritárias, é preciso considerar que o caos sanitário, econômico e social produzido – até mesmo de forma intencional por Bolsonaro – cria um caldo de cultura propício para agressões contra a democracia do Brasil.

Assim sendo, a Bancada do Partido dos Trabalhadores do Senado Federal manifesta seu mais veemente repúdio à escalada autoritária do governo Bolsonaro e a sua tentativa canhestra de subsumir instituições de Estado em ideologias extremistas, visando obter dividendos políticos.

Por último, a Bancada adverte as forças democráticas brasileiras e a comunidade internacional que o governo Bolsonaro não atenta apenas contra vida biológica de seus cidadãos.

Atenta também, e sobretudo, contra a vida democrática da Nação.

Bancada do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast