Bolsonaro avança para liberar mercado de armas aos EUA

Nesta semana, Bolsonaro anunciou a decisão de comprar armas para as polícias no exterior. A proposta atual avança da defesa ideológica do uso de armas para o terreno do negócio de armas. Na brecha aberta pela proposta, empresas que produzem nos EUA miram no mercado brasileiro. Uma espécie de “american first” versão Bolsonaro

Site do PT

Bolsonaro abre mercado de armas do Brasil

O “piloto” da fabricação de cloroquina parece estar fazendo escola dentro do governo Bolsonaro. Nesta semana, Bolsonaro anunciou a decisão de comprar armas para as polícias no exterior. Para executar a “missão”, o Ministério da Justiça pretende instalar um representação provisória nos Estados Unidos. De acordo com o ministério, a comissão conta com representantes da pasta, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Abrir e incentivar o mercado de armas é uma das principais plataformas de Bolsonaro, ponto central de sua campanha. Na reunião ministerial de 22 de abril, ele defendeu armar o povo contra as determinações sanitárias dos governadores e prefeitos. Também em abril, por ordem de Bolsonaro, o Exército revogou as portarias 40, 60 e 61 da regra de controle de armas. As portarias dificultavam o acesso do crime organizado à munição e ao armamento extraviado das forças de segurança.

O objetivo da proposta é comprar armas para os órgãos policiais, mas o ministro André Mendonça já disse que pretende atender estados interessados por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. A comissão instalada no exterior é uma forma de driblar as regras atuais para a compra de armas. No caso de licitação, se existir similar nacional, ele leva vantagem. Em Washington, isso não ocorreria. Uma espécie de “american first” versão Bolsonaro.

Histórica relação com armas

A iniciativa de Bolsonaro não é novidade, considerando seu passado e as teses defendidas ao longo da carreira política. Os filhos também têm histórico de relação com armas, clubes de tiros e personalidades internacionais ligadas ao setor. Antes da campanha eleitoral, Carlos e Eduardo Bolsonaro eram assíduos frequentadores do clube de tiro “ponto 38”, em Santa Catarina. Em visita aos EUA (vídeo acima), Eduardo Bolsonaro defende o “direito de formar milícias”.

Entre as relações cultivadas pelo clã Bolsonaro, em especial por Eduardo Bolsonaro, o frustrado ex-futuro embaixador nos EUA, é o senador norte-americano Marco Rubio, do estado da Florida. Ligado à Associação Nacional do Rifle, um dos financiadores de suas campanhas eleitorais, Rubio é ligado ao temas das armas, em todas as suas dimensões. A abertura do mercado brasileiro de armas populares ou de pequeno porte é uma das demandas dos fabricantes norte-americanos, ou instalados em seu território.

Ideologia e negócios

A proposta atual avança da defesa ideológica do uso de armas para o terreno do negócios das armas. Para se ter uma ideia do mercado, em apenas cinco meses, foram adquiridas 6.343.931 unidades de armas e balas. De janeiro a maio deste ano, o volume de armas vendidas no país cresceu 98% em comparação com o mesmo período no ano passado, e 90% em relação a 2018.

No último dia 18, uma portaria do Exército normatizou novas diretrizes a processos de compras do setor pelo país. A principal alteração foi dar a estrangeiros uma moratória de dois anos para vender ao Brasil sem precisar passar por todos os testes internos, obrigatórios para os produtores nacionais. Na esteira da mudança, a CBC/Taurus anunciou que irá priorizar expansão nos EUA, onde já produz. O alvo é o mercado brasileiro, azeitado pela medida anunciada por Bolsonaro.

A política perseguida por Bolsonaro aponta para transformar o Brasil em um Estado miliciano. “Essa perda de controle claramente beneficia a qualquer tipo de crime organizado, de tráfico ou milícias, que com menos rastreamento e menos marcação, tem mais chances de se abastecerem com armas e munição e menos chances de verem seus crimes esclarecidos”, criticou Bruno Langeani, gerente de projetos da ONG Instituto Sou da Paz, em entrevista ao ‘El País’.

‪Senador Marco Rubio @marcorubiofla (Rep.-Florida) é muito querido pelos brasileiros nos EUA!‬‪Ele dá o tom quando o…

Julkaissut Eduardo Bolsonaro Maanantaina 9. maaliskuuta 2020

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast