Bolsonaro mente: Ilha de Marajó (PA) tem energia desde 2010

O programa Luz para Todos realizou ligações em 15 dos 16 municípios da ilha, atendendo mais de 8.000 famílias em áreas isoladas. “Bolsonaro ignora que a história da ilha começou a mudar em 2010, com o PT, com a chegada de energia elétrica firme e de qualidade do Programa Luz para Todos”, denuncia o líder do PT na Câmara dos Deputados, Enio Verri (PR)

Gabriel Paiva

Deputado Enio Verri (PT-PR), líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), repudiou hoje (16), de forma veemente, a mentira que vem sendo espalhada pelo governo Bolsonaro sobre a eletrificação da ilha de Marajó, no Pará. “Acostumado a mentir de maneira contumaz, Bolsonaro ignora que a história da ilha começou a mudar em 2010, com o PT, com a chegada de energia elétrica firme e de qualidade do Programa Luz para Todos, e, depois, em 2013, com a conexão do arquipélago ao Sistema Interligado Nacional, substituindo a energia térmica pela produzida por hidrelétricas, não poluente, afirma o líder, em nota oficial.

Enio Verri assinala que “incapaz de realizar coisas concretas, o governo Bolsonaro esmera-se na disseminação de mentiras e na apropriação de obras dos governos do PT”, como o Luz Para Todos. Ele lembrou que o programa mudou de nome agora e Bolsonaro anuncia iniciativas onde os governos do PT já atuaram, “desprezando a memória da população”. O governo atual anunciou que vai eletrificar a Ilha de Marajó como se os moradores de lá estivessem às escuras.

“No caso específico da Amazônia, a população sabe que desde o primeiro dia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), um dos objetivos centrais foi melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas remotas e historicamente esquecidas por diferentes governos”, assinalou Enio Verri.

Leia a íntegra da nota:

“NOTA DA BANCADA DO PT NA CÂMARA

A Bancada do PT na Câmara repudia veementemente mais uma mentira do governo Jair Bolsonaro, que acionou sua máquina de propaganda para anunciar energia elétrica na Ilha de Marajó, no Pará.

Acostumado a mentir de maneira contumaz, Bolsonaro ignora que a história da ilha começou a mudar em 2010, com o PT, com a chegada de energia elétrica firme e de qualidade do Programa Luz para Todos, e, depois, em 2013, com a conexão do arquipélago ao Sistema Interligado Nacional, substituindo a energia térmica pela produzida por hidrelétricas, não poluente.

O Luz para Todos realizou ligações em 15 dos 16 municípios da ilha, atendendo mais de 8.000 famílias em áreas isoladas.

Além do Programa Luz para Todos, o governo do PT também atuou na região com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pelo qual desenvolveu um projeto de queima de biomassa (geração sustentável de energia termelétrica) em parceria com a Universidade do Pará. Além do sistema de geração de energia elétrica, que utiliza resíduos de biomassa (madeira) para movimentar uma turbina a vapor, o projeto também inclui uma usina de extração de óleo de espécies da floresta e uma fábrica de gelo.

A operação e a manutenção de todo o sistema (unidades de geração e de transformação) estão sendo realizadas pela cooperativa da comunidade. O gelo produzido é vendido no próprio local aos pescadores.

Com a interligação elétrica entre a ilha e o sistema nacional interligado, em 2013, por meio de cabos subaquáticos, em substituição à luz produzida por termoelétricas, a população local passou a ter energia estável e não poluente. E ficou livre da poluição provocada pela queima de combustível fóssil (óleo diesel) das termelétricas, bem como dos riscos ao meio ambiente provocados pelo transporte do diesel pelos rios. A população do arquipélago experimentou um salto de qualidade de vida com o Luz Para Todos.

Incapaz de realizar coisas concretas, o governo Bolsonaro esmera-se na disseminação de mentiras e na apropriação de obras dos governos do PT. O governo atual apropriou-se do Programa Luz para Todos, mudou o nome e anuncia iniciativas onde os governos do PT já atuaram, desprezando a memória da população No caso específico da Amazônia, a população sabe que desde o primeiro dia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), um dos objetivos centrais foi melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas remotas e historicamente esquecidas por diferentes governos.

Brasília , 16 de outubro de 2020

Enio Verri (PR), Líder da Bancada do PT na Câmara dos Deputados

Do site do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast