Brasil dá poderosa lição de desenvolvimento com políticas sociais, diz OIT

Além do Bolsa Família, entidade elogia ações contra trabalho infantil e valorização do salário mínimo

Foto: Arquivo/ MDS

O “Relatório Mundial sobre Proteção Social 2014-2015”, publicado em junho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), ressalta que o Brasil “acelerou a expansão da cobertura da proteção social e do salário mínimo a partir de 2009”. Para entidade, esta política representa uma “poderosa lição de desenvolvimento” para o mundo.

 

No caso do trabalho infantil, a OIT considera que “reduções do trabalho infantil são mais evidentes onde os benefícios em dinheiro são integrados com elementos adicionais, como os programas pós-escolares, como no Brasil”, fazendo menção ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), integrado ao Bolsa Família em 2006.

 

O Bolsa Família, registra o documento, tem um “custo anual de US$ 3,9 bilhões (0,4% do PIB)” e “programas similares foram implementados em outros 16 países da América Latina e Caribe, cobrindo cerca de 70 milhões de pessoas ou 12% da população na região”.

 

Para o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, Amauri Teixeira (PT-BA), os programas sociais, combinados com aumentos reais do salário mínimo e investimentos do PAC, resultam no crescimento econômico com inclusão social. “Esse relatório da OIT atesta o que já sabemos e o que a oposição quer negar: que o Bolsa Família, além de beneficiar diretamente as pessoas, tem um impacto muito positivo para a economia do País, especialmente na região Nordeste, onde a economia das pequenas e médias cidades foi muito dinamizada”, diz.

 

 

Da Redação da Agência PT, com informações da liderança do PT na Câmara

 

PT Cast