Brasil deve terminar a década com o pior crescimento em 120 anos

Depois do golpe contra Dilma, governos liberais venderam riquezas como o pré-sal e desmontam o Estado brasileiro impactando negativamente na economia

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Decisões de Bolsonaro podem agravar ainda mais a crise no Brasil

Está em curso um projeto de desmonte do Estado brasileiro que já traz resultados amargos para a economia. Ano que vem, o Brasil deve encerrar a década com a menor média do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos 120 anos. Desde 1930 e 1931, a economia não registrava dois recuos consecutivos. Nesse período, havia o impacto da crise de 1929, quando a Bolsa de Nova York quebrou, um dos episódios mais delicados na história da economia mundial.

É importante ressaltar, que a queda registrada em 2015 e 2016 ocorre no período em que o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff estava em curso, quando o Congresso inviabilizava seu Governo para tirá-la do Planalto. Já em 2017 e 2018, o crescimento registrado foi de apenas 1,1% e as expectativas para este ano e o próximo também não são animadoras.  Em 2019, a projeção é de 2% de crescimento, segundo o último levantamento divulgado pelo Banco Central. A instituição já reduziu a perspectiva quatro vezes desde janeiro.

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas, divulgada pelo G1 mostra que, de 2011 a 2020, o crescimento médio do país deve ficar em 0,9% ao ano. O desempenho é pior que o registrado nos anos 80, período que ficou conhecido como “década perdida”. À época, o PIB teve um aumento médio de apenas 1,6% ao ano.

O estudo baseia-se na série histórica do PIB, desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) para análise dos anos anteriores e nos relatórios do Banco Central para projeção de 2019 e 2020.

Embora ainda seja cedo para analisar os resultados econômicos deste ano, o governo de Bolsonaro que, abertamente declarou não entender sobre economia, tem adotado uma série de medidas desastrosas que ameaçam o crescimento do país.

Dentre os estragos já causados pelo governo Bolsonaro destacam-se: os ataques contra a China, importante parceiro comercial do Brasil; o anúncio de que mudaria a embaixada em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, causando sanções comerciais para exportadores de carne; a cota para importação de trigo dos EUA sem a cobrança de taxas, que prejudica produtores brasileiros e argentinos.

PT alerta sobre derrocada da economia e desmonte do Estado

O Partido dos Trabalhadores, que fez a economia crescer através da inclusão dos mais pobres, retirando 36 milhões de pessoas da extrema pobreza, tem alertado sobre as políticas econômicas e sociais que vem sendo adotadas desde que Michel Temer assumiu a presidência.

Em resolução pela defesa da soberania nacional, o PT relembrou que “o golpe do impeachment de 2016 teve como objetivo reverter essas conquistas, começando pela entrega do pré-sal e o desmonte da Petrobrás, que teve consequências nefastas como o aumento dos preços dos combustíveis, especialmente do gás de cozinha, que tornou-se inacessível para os mais pobres”.

O texto alerta ainda que essa “política antinacional foi aprofundada pelo governo Jair Bolsonaro”. E cita o constrangimento que ele causou para os brasileiros em visita aos Estados Unidos, quando assinou uma série de acordos unilaterais que prejudicam a economia brasileira.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast