Brasil e EUA irão facilitar entrada de viajante frequente

A medida permitirá que os viajantes não precisem passar pelas filas de imigração, sendo aceitos apenas com a apresentação do passaporte em leitor eletrônico ao desembarcar nos EUA

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (30), ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a inclusão de cidadãos brasileiros no programa Global Entry, que facilita a entrada de quem viaja com frequência aos Estados Unidos.

O ingresso no Global Entry permitirá que os viajantes mais frequentes não precisem passar pelas filas de imigração, sendo aceitos apenas com a apresentação do passaporte em leitor eletrônico ao desembarcar nos EUA. A medida não vale para turistas eventuais.

A presidenta brasileira disse que a recuperação da economia dos Estados Unidos é importante para as economias do Brasil e do mundo e pretende ampliar o fluxo de comércio e investimentos entre os dois países. “Queremos ampliar e diversificar nossas trocas. Nosso desafio é dobrar a corrente de comércio em uma década”, disse.

“Para isso, no curto prazo, devemos remover os obstáculos não-tarifários existentes para bens industriais e agrícolas, devemos reduzir a burocracia, as complicadas autorizações e outras restrições, ao mesmo tempo em que gostaríamos que fosse reconhecida a qualidade dos processos produtivos do Brasil”, completou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil