Brasil registra crescimento recorde no transporte aéreo

A demanda de voos domésticos aumentou 8,1%, em comparação com abril de 2013

foto: Agência Brasil

O transporte aéreo no Brasil registou aumento na demanda pelo sétimo mês consecutivo. Dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostram um crescimento de 8,1% na demanda de voos domésticos no mês de abril em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é o melhor nos últimos dez anos para o mês, com alta acumulada de 8,7% no ano.

O setor registou também recorde de aproveitamento das aeronaves em voos domésticos operados por empresas brasileiras. A alta foi de 79,4%, melhor resultado para o mês nos últimas dez anos. Já em voos internacionais, a taxa de aproveitamento foi de 82,8%, registrando um aumento de 10,1%.

No mês passado, a demanda de passageiros do transporte aéreo internacional feito por empresas brasileiras registou outro recorde para o setor, com um crescimento de 5,7%, comparado com o crescimento do mesmo período do ano passado.

Nesse período, foram transportados 7,7 milhões de passageiros,  alta de 8,6%, quando comparado com abril de 2013. Outro recorde dos últimos dez anos com crescimento consecutivo nos últimos sete meses.

De janeiro a abril de 2014, o número de pessoas transportadas cresceu 9,8%, em relação ao mesmo períodos do ano passado.

O relatório da Anac apresenta uma comparação do número de passageiros do transporte aéreo em relação ao transporte rodoviário. Ao passo que o transporte rodoviário interestadual registou uma queda de 19,9%, o transporte aéreo cresceu 177,9%. Foram comparadas viagens realizadas entre 2013 e 2014.

Em um ano, quase 12,8 milhões de pessoas trocaram as viagens de ônibus, pelas de avião. O setor aéreo passou de 83 milhões de passageiros em 2013, para 29,9 milhões em 2014.

Em 2004, o transporte rodoviário era responsável por 69,2% dos passageiros transportados e o aéreo por 30,8%. Já em 2013, as empresas aéreas transportaram 60,4% dos passageiros neste mercado e as de transporte rodoviário 39,6%.

No mês passado, 505,4 mil fizeram viagens internacionais pelo meio aéreo, um aumento de 5,1% em relação a abril de 2013. Os dados demonstram o maior número de passageiros de voos internacionais, que viajaram por empresas brasileiras, nos últimos dez anos.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias