Brasília Teimosa simboliza compromisso de Lula com moradia

Em Recife, população morava em palafitas sobre areia; no governo Lula, com parceria de João Paulo, bairro foi urbanizado e ganhou avenida Brasília Formosa

EBC

Nos primeiros meses de 2003, o então prefeito do Recife (PE), João Paulo (PT), recebeu uma ligação do recém eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em comum, os dois tinham o passado operário – ambos foram metalúrgicos. Lula pediu, então, que João Paulo escolhesse uma área popular em Recife para que fosse feita uma intervenção urbana.

João Paulo escolheu Brasília Teimosa, uma ocupação urbana próxima ao bairro do Pina, e colada no bairro de Boa Viagem, um dos mais nobres da capital pernambucana. Lula volta ao bairro neste sábado (26), às 10h, durante a caravana Lula Pelo Brasil. Brasília Teimosa recebeu esse nome por ter surgido na mesma época da construção de Brasília. E porque o poder público, à época, retirava os moradores todos os dias. No dia seguinte, “teimosamente’, as pessoas voltavam a ocupar o local.

O bairro foi crescendo e invadiu a orla. Quando Lula chegou lá, em 2003, os moradores “haviam construído suas casas sobre palafitas no mar. As pessoas viviam sob condição precária, insalubre, com dejetos no mar, rato e barata”, relembra o ex-prefeito João Paulo.

“Brasília Teimosa tem um caráter simbólico”, afirma Inês Magalhães, ex-ministra das Cidades do governo de Dilma Rousseff. Segundo ela, a urbanização foi feita para que o maior número possível de pessoas permanecesse na área. Além disso, as famílias que precisassem ser reassentadas deveriam morar o mais próximo possível do antigo bairro. Foram ao menos 504 residências construídas para as famílias removidas, no Residencial Casarão do Cordeiro.

Uma parte do simbolismo de Brasília Teimosa, conta Magalhães, é justamente sua localização central, próxima a um dos principais cartões postais de Recife.

João Paulo conta que Lula levou toda a sua equipe de ministros para planejar o projeto. Em parceria com a prefeitura, a área foi urbanizada. Foi devolvido 1 quilômetro de mar ao Recife, com a praia “Buraco da Véia”. Foi feito saneamento e esgoto para todo o bairro. Os equipamentos e equipes de saúde foram reforçados. E foi construída a avenida Brasília Formosa. Além disso, ao menos 5 mil famílias foram auxiliadas na regularização fundiária em Brasília Teimosa.

Segundo Magalhães, houve um grande ganho na área de transportes, já que os ônibus, antes, não entravam na comunidade. “Foi um marco do compromisso do ex-presidente Lula, com habitação. E foram implementados diversos programas sociais para a população, como o Bolsa Família”, diz João Paulo.

Segundo dados do Ministério das Cidades, o governo federal investiu R$ 9 milhões para urbanização de Brasília Teimosa e R$ 2,6 milhões na construção da área residencial para as famílias removidas.

 

Antes: 

Foto: http://patrimoniodetodos.gov.br/

Depois:

Brasília Teimosa, no Recife (PE) Foto: reprodução You Tube

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast