Câmara de SP aprova confisco de salário e aposentadoria de servidores

Bancada de vereadores do PT tentou obstrução ao PL 621, mas base do governo Bruno Covas garantiu a primeira votação.

Elineudo Meira

Sessão foi marcada por violência da Guarda Municipal

A Bancada de vereadores do PT na Câmara de São Paulo tentou obstruir a votação do projeto de lei 621 que confisca o salário e a aposentadoria dos servidores municipais. Em clima tenso, a audiência pública que ocorreu nesta sexta-feira (21) foi marcada por discussões e empurra e empurra.

A gestão Dória/Bruno Covas tenta aprovar durante as festas de fim de ano, o projeto antipopular para evitar a mobilização e impacto das paralisações dos servidores públicos. Porém, manifestantes tomaram as ruas em frente à Câmara Municipal contra o projeto.

Servidores e aposentados fizeram protesto em frente à Câmara

O líder da bancada do PT, Antônio Donato, solicitou a retirada imediata do projeto, pediu para zerar o debate e iniciar uma discussão racional sobre a previdência municipal. Donato também apresentou propostas alternativas para buscar uma saída que não penalize os servidores de São Paulo. A proposta apresentada taxa os grandes proprietários para resolver os problemas de caixa da prefeitura.

O presidente do Diretório Municipal do PT São Paulo, Paulo Fiorilo, esteve presente na manifestação e ressaltou que o partido ao se posicionar contra o PL 621 tentar evitar que os trabalhadores tenham retirada de aproximadamente de R$ 2500 do seu salário. “É preciso à pressão dos trabalhadores, isso pode ajudar o recuo dos vereadores que estão junto com gestão Dória/Bruno Covas tentando votar o projeto”, afirma Fiorilo.

O presidente do Sindsep, Sérgio Antiqueira, afirmou que o sindicato está disparando vários cards com o rosto dos vereadores que se venderam para a gestão tucana. Ele também ressaltou que o sindicato ficará o tempo que for necessário para impedir essa votação.

“A forma como a gestão Dória/Bruno Covas está tentando votar esse projeto na calada da noite é um absurdo. Faço um apelo a todos os vereadores indecisos que ajudem a obstruir este projeto. Não vamos ser os canalhas que vão tirar o salário dos funcionários públicos”, aponta a vereadora Juliana Cardoso.

Na próxima quarta-feira (26), os vereadores voltam a se reunir para votar o projeto em segundo votação.

Por Diane Costa do PT-SP