Campanha #ForaBolsonaro reafirma manifestação no dia 7 de setembro

Manifestação nacional está confirmada para o dia da Comemoração da Independência do Brasil. Em São Paulo, ato será no Vale do Anhangabaú. Amanhã, sábado, 28, tem mutirão de mobilização em todo o país

O próximo grande ato nacional da Campanha #ForaBolsonaro está confirmado para o próximo dia 7 de setembro, data emblemática de Comemoração da Independência do Brasil. Entidades, movimentos sociais e sindicais, além do Grito dos Excluídos, emitiram nota oficial (veja a nota abaixo) sobre a manifestação em São Paulo, no Vale do Anhangabaú. Nesta quinta-feira, 26, o governador João Doria vetou a realização de protestos contra Bolsonaro na capital paulista.

Neste sábado, 28, haverá um mutirão de panfletagens em todas as regiões do país. A mobilização tem o objetivo de convocar a população para o grande ato do dia 7 de setembro. As panfletagens serão realizadas em locais de grande circulação e bairros periféricos.

Calendário de lutas

O Partido dos Trabalhadores, na permanência da luta pelo #ForaBolsonaro, divulgou também o calendário de lutas para as próximas mobilizações de rua contra o desgoverno, contra a fome, o desemprego, a destruição de serviços públicos, a alta dos preços e a privatização das estatais. As orientações serão compartilhadas com os diretórios e toda a militância do PT.

Confira o calendário de lutas:

28 de agosto: Mutirão Nacional com panfletagem por Fora Bolsonaro

04 de setembro: PT Solidário

07 de setembro:  Grito dos Excluídos e Fora Bolsonaro!

NOTA OFICIAL

ATO 7 DE SETEMBRO NO VALE DO ANHANGABAÚ

A coordenação da Campanha #ForaBolsonaro, que reúne mais de 80 entidades e movimentos sociais e sindicais, e do Grito dos Excluídos comunicam que já informaram a Polícia Militar do Estado de São Paulo sobre a realização do ato conjunto no Vale do Anhangabaú, no dia 7 de setembro, a partir das 14 horas.

Até o momento, a corporação não sinalizou retorno algum a respeito da tradicional mobilização popular que é organizada todos os anos pelo Grito do Excluídos, nesta data, em defesa da vida e da paz e agora, articulado ao Ato #ForaBolsonaro, em apoio também à democracia e ao impeachment do presidente.

Como o direito à livre manifestação pública é um direito soberano garantido pela Constituição Federal, os coordenadores dos atos reforçam que mantêm a programação e os preparativos para o dia 7 de setembro, inclusive com o convite para que todas as pessoas possam participar, de maneira segura e tranquila, desta grande mobilização popular, que se soma às outras ocorridas pelo país desde maio – todas sempre em defesa da soberania das instituições, da democracia e pelo afastamento de Jair Bolsonaro.

A coordenação esclarece que é atribuição legal do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Segurança Pública, a segurança a todo e qualquer cidadão e cidadã que queira participar de eventos e atos públicos, conforme previsto na Constituição.

A organização reforça ainda que irá adotar todos os protocolos e medidas de higiene em relação à Covid-19: uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. Haverá também a formação de brigadas, que estarão atentas ao longo do ato para garantir a tranquilidade das pessoas e de suas famílias.

A coordenação do Ato #ForaBolsonaro e do Grito dos Excluídos reitera que desconhece e que nunca esteve em discussão, em momento algum, a agenda do dia 12 de setembro divulgada pelo governador João Doria. Tal comentário só deixa evidente a movimentação política dele em proveito próprio, contrariando inclusive os anseios de grande parcela da sociedade, que desaprova a situação social e econômica que o país e o Estado de São Paulo atravessam nesses tempos de crise econômica e de pandemia.

Coordenação Campanha #ForaBolsonaro/Grito dos Excluídos