Candidato do PT defende transparência para o Amazonas

Partido participa das eleições suplementares para o governo do estado com José Ricardo Wendling disputando o pleito e Sinésio Campos como vice

Assessoria de Campanha

José Ricardo Wendling é o candidato do PT para o Amazonas

Neste domingo (6), ocorrem eleições suplementares para o governo do Amazonas, e o PT participa do pleito com a candidatura de José Ricardo Wendling e Sinésio Campos, como vice.

A eleição suplementar para um mandato de um ano e três meses ocorre por conta da cassação do governador José Melo (PROS) e seu vice Henrique Oliveira (Solidariedade) no início de maio. Eles foram acusados de compra de votos nas eleições de 2014.

Como será um governo com mandato de cerca de 18 meses, José Ricardo propõe uma agenda de emergência. “São ações que envolvem questões na área da saúde, segurança, educação, que têm de ser tomadas em caráter emergencial”, explica.

“Queremos implementar um processo de transparência no uso dos recursos públicos, fazer auditorias em todos os contratos. Tem contratos de serviços não prestados”, destaca Wendling, que é deputado e pretende economizar recursos com essa medida para utilizar nas ações emergenciais.

“Ao fazer essa revisão, vamos implementar a Controladoria-Geral do Estado para olhar contratos, licitações, combater a corrupção instalada. Em paralelo, queremos discutir em cada município o orçamento público, com participação popular”.

José Ricardo também prevê um projeto de desenvolvimento a ser elaborado com a participação de vários atores sociais, como universidades, industrias e trabalhadores. “Queremos iniciar um amplo processo de mobilização da sociedade para fazer um projeto de desenvolvimento para o futuro do Amazonas”.

“Em vez de projeto a curto prazo, queremos construir uma proposta que sirva aos governos seguintes. Queremos chamar a sociedade para discutir projetos para desenvolver o estado, principalmente o interior”.

José Ricardo (na direita), Gleisi Hoffmann (centro) e Sinésio Campos (na esquerda) em campanha pelo Amazonas

O candidato a vice-governador, Sinésio Campos, que atualmente é presidente do diretório estadual do PT, também defende propostas de desenvolvimento que utilizam recursos locais.

“Queremos implementar novas indústrias que utilizem recursos naturais. Indústria de biocosméticos, indústria de fármacos, produção de biodiesel. A integração de Tucuruí com nosso estado para gerar energia em quantidade e abundância para que possam se instalar novas indústrias”.

Entre os projetos, Sinésio destaca a distribuição de calcário agrícola para desestimular a prática de queimadas, a produção local de potássio, além da reforma da rodoviária de Manaus, para atender às demandas de transporte internacional, interestadual e intermunicipal.

Sinésio destaca a experiência acumulada por ele e José Ricardo e o conhecimento de cada município do Amazonas. “É a primeira que vez que saímos numa candidatura puro sangue, mas entendemos que é preciso fazer o orçamento do estado seguir o modelo petista de governar”.

“Fazer com transparência, fazer auditorias de todos os gastos, mas, principalmente, fazer o orçamento participativo. Se temos recursos, a prioridade quem vai dar é a sociedade. Estamos chamando grande convocação cívica para a sociedade participar de um governo democrático”, explica Sinésio.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast