Caravana Lula Livre chega ao Rio contra cortes na educação

Bolsonaro promove cortes que prejudicam desde a educação básica até o ensino superior; Governos do PT foram os que mais investiram em educação no estado

A Caravana Lula Livre com Fernando Haddad chega ao Rio de Janeiro nesta sexta-feira (10) para defender as Universidades e a Educação Pública contra os cortes de Jair Bolsonaro (PSL) e para lembrar ao povo o que Lula e o PT fizeram pela educação no estado.

O presidente do Diretório Estadual do Rio de Janeiro, Washington Quaquá convocou a todos e todas para participar da Caravana junto com Haddad. “O Brasil dirigido por Bolsonaro é um ônibus desgovernado sem freio ladeira abaixo, ele quer acabar com a educação, destruir tudo que o Lula fez, então agora é a hora de ir para as ruas”.

Para o vice-presidente do PT, Alberto Cantalice “a caravana tem uma importância fundamental, porque será o primeiro ato de massas que será feito no Rio de Janeiro depois que essa chamada Jair Bolsonaro se abateu sob o nosso país, então o Rio que sempre foi um polo na luta contra o autoritarismo, enfrentou a ditadura militar, estará presenta na Cinelândia junto com Fernando Haddad para colocar um basta nessa política de desmontes das conquistas do povo”.

PT, Lula e a Educação no Rio

Os governos do PT foram os que mais investiram em educação no Rio de Janeiro. Uma verdadeira revolução foi feita na área, porque desde que assumiu a presidência da República, em janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva promoveu políticas que priorizaram a inclusão, com o ingresso recorde de jovens e adultos em todos os níveis de ensino do estado. Um dos dados mais importantes é que as matrículas em cursos presenciais nas universidades do estado passaram de 384,2 mil, em 2002, para 521,3 mil, em 2015.

Em 2004, o ex-presidente Lula, criou o Programa Universidade para Todos (Prouni), que possibilitou o acesso de 143,5 mil bolsistas ao ensino superior.

Para possibilitar a entrada de cada vez mais brasileiros nas universidades, Lula também facilitou o acesso ao crédito por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). No estado do Rio de Janeiro, até março de 2016, 164,4 mil alunos ingressaram nas universidades após realizarem o financiamento.

No ano de 2007, Lula e Fernando Haddad, ministro da Educação na época, criaram o Programa de Apoio a Planos de Restruturação e Expansão (Reuni), o que aumentou consideravelmente o número de vagas nas universidades federais. O estado do Rio de Janeiro ganhou cinco novos campi, permitindo que estudantes de municípios distantes da capital tivessem acesso à educação pública, gratuita e de qualidade.

Os governos do PT também ampliaram o ensino técnico. Antes disso, existiam oito escolas técnicas no Rio de Janeiro, graças ao Partido foram criadas 26 novas unidades. A rede básica de ensino também recebeu especial atenção nos governos de Lula e de Dilma, com o Programa Proinfância, até março de 2016, 22 creches foram entregues à população fluminense e outras 93 estavam em obras.

Protestos contra os cortes de Bolsonaro

Estudantes e docentes de instituições federais de ensino realizaram protesto contra os cortes que Bolsonaro promoveu na educação, nesta segunda-feira (6) no Rio de Janeiro. A manifestação aconteceu em frente ao Colégio Militar do Rio (CMRJ), no bairro do Maracanã, zona norte da cidade. O presidente visitava a cidade para lançar um selo e uma medalha que comemora os 130 anos do CMRJ.

A manifestação foi convocada por estudantes do Colégio Pedro II, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Maracanã, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), e integrantes de outras instituições universitárias.

Eles protestaram contra os cortes anunciados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que na semana passada anunciou bloqueio de 30% dos recursos de universidades que praticam “balburdia”, segundo ele, tendo as de Brasília (UnB), da Bahia (UFBA) e Fluminense (UFF) como primeiros alvos.

Confira a agenda Caravana Lula Livre com Haddad no ES, RJ e SP

Quinta-feira – 9 de maio

Vitória (ES)

18h: Ato em frente ao Teatro Universitário da UFES (Av. Fernando Ferrari, nº 514 – Goiabeiras -Vitória-ES)

20:30h: Reunião com Reitores

Sexta-feira – 10 de maio

Rio de Janeiro (RJ)

15h: Encontro com a cultura popular e lideranças comunitárias ato Lula Livre

18h: Ato Público em Defesa da Educação contra a Reforma da Previdência e ato Lula Livre (Cinelândia – RJ)

Sábado – 11 de maio

São Bernardo do Campo (SP)

18h: Encerramento da caravana no aniversário de 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (R. João Basso, 231 – São Bernardo do Campo)

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast