Caravana Lula Livre no Rio Grande do Sul questiona retrocessos de Bolsonaro

Caravana chega ao estado que recebeu investimentos importantes na área da educação durante os governos do PT, incluindo 3 institutos federais

O Partido dos Trabalhadores tem entre seus principais compromissos a defesa da democracia. E no momento em que a vemos ameaçada com os discursos e retrocessos de Jair Bolsonaro e seus aliados, a resistência se faz prioridade.

E para lutar contra os desmandos contra o povo brasileiro e pela liberdade do ex-presidente Lula, preso sem provas no dia 7 de abril de 2018, a Caravana Lula Livre percorre o Sul do Brasil nos próximos dias com a presença de Fernando Haddad, ex-candidato do PT nas eleições de 2018.

A comitiva vai percorrer o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná nos dias 5, 6 e 7 de abril e será a primeira mobilização sem o ex-presidente Lula.

Presença confirmada no Rio Grande do Sul, o deputado federal e líder do Partido na Câmara, Paulo Pimenta, dá um panorama sobre a Caravana que aconteceu em 2018, com a presença de Lula. “Um ano atrás a Lava Jato, após o êxito total da Caravana Lula pela região Sul, entendeu que ele representava uma ameaça se continuasse livre, por isso decidiram prendê-lo.”

O deputado comentou ainda a situação do ex-presidente. “Hoje o mundo inteiro sabe que Lula é um prisioneiro político e pressiona pela sua libertação”. E comenta ainda a importância da Caravana que acontece nesta sexta-feira (5). “Essa jornada será fundamental para conseguirmos esse objetivo, que não é apenas a liberdade de uma pessoa, mas da própria democracia brasileira.”

Entre os temas na passagem pelo Rio Grande do Sul está a educação, pasta em que Haddad foi ministro nas gestões de Lula e Dilma Rousseff.

Educação no Rio Grande do Sul

Os investimentos dos governos do Partido dos Trabalhadores na Educação são um dos grandes legados. Em vídeo, Lula afirma. “Se juntarem todos os presidentes e ministros da Educação da história do Brasil, eles não visitaram 10% das universidades que eu e o Haddad visitamos, das escolas que inauguramos e dos debates que fizemos com os estudantes”. Entre 2003 e 2016 foram criadas mais de 500 instituições de ensino superior, entre câmpus universitários e câmpus de institutos federais, em todo o país.

E o Rio Grande do Sul foi um dos estados a ver, de perto, os avanços na área. O estado teve, nos governos Lula e Dilma, 103, 7 mil contratos de FIES, 142 mil bolsas do ProUni, 536,4 mil matrículas no Pronatec e mais de mil ônibus para a área rural, e 101 para alunos portadores de deficiência.

Foram instalados três institutos federais no estado. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com reitoria em Bento Gonçalves; o Instituto Federal Farroupilha (IFF), com reitoria em Santa Maria; e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), com reitoria em Pelotas. Vinculados a estes institutos estão 23 unidades de educação profissionalizante espalhadas pelo estado.

Em 2009, foi criada também a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com campi nos três estados da região.

As cidades que receberam universidades e Institutos Federais foram Alegrete, Bagé, Cerro Largo, Canoas, Caxias do Sul, Caçapava do Sul, Camaquã, Charqueadas, Castilhos, Dom Pedrito, Erechim, Farroupilha, Feliz, Gravataí, Itaqui, Ibirubá, Jaguarão, Jaguari, Lajeado, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Jaguarão, Porto Alegre, Pelotas, Panambi, Palmeira das Missões, Rolante, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel, Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul, Santana do Livramento, Sapiranga, Santa Vitória do Palmar, Silveira Martins, Santa Rosa e Santo Augusto, Uruguaiana, Santo Angelo, Tramandaí, Venâncio Aires, Veranópolis, Vacaria, Viamão, Novo Hamburgo e Osório.

Clique no mapa e veja as cidades que receberam investimentos na Educação:

Fernando Haddad e a Caravana Lula Livre estarão em Porto Alegre nesta sexta (5) em Porto Alegre:

Tema: Por Democracia, pelo direito à aposentadoria e Lula Livre

13h15 – Participação no Programa da Rádio Guaíba (Programa do Juremir).

17H30 – Concentração no Largo Glenio Peres (ao lado do Mercado Público)

18h30 – Início da caminhada:
Saída do Largo Glênio Peres, segue pela Av. Borges de Medeiros, dobra na Rua Jerônimo Coelho até a Praça da Matriz.

19h00 – Ato no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast