Caravana: para João Coser, história vai mostrar importância do governo do PT

Presidente do Diretório Estadual do PT no Espírito Santo destaca o legado dos governos de Lula e Dilma para educação no estado e a luta contra reforma da Previdência

Em sua primeira entrevista desde que foi preso injustamente, Lula lembrou aos jornalistas Mônica Bergamo e Florestan Fernandes Júnior do seu compromisso com os brasileiros, apesar de ser alvo de uma implacável perseguição. “Eu tô aqui, meu caro, para procurar justiça, para provar inocência. Mas estou muito mais preocupado com o que está acontecendo com o povo brasileiro. Porque eu posso brigar, e o povo nem sempre pode”, destacou.  É por isso que o Partido dos Trabalhadores continua ao lado do povo, dialogando com a população com o objetivo de reconstruir um projeto para o país em mais uma Caravana Lula Livre com Fernando Haddad. Desta vez, a comitiva vai percorrer o Sudeste do País de quinta-feira (09) a sábado (11).

O primeiro estado a receber a Caravana é o Espírito Santo, que viveu a expansão do ensino público com Lula Dilma Rousseff, mas agora amarga os cortes orçamentários que Jair Bolsonaro (PSL) promove na educação. O presidente do Diretório Estadual do PT no Espírito Santo, João Coser, ressalta que os governos petistas permitiram que “o filho do trabalhador, do agricultor, do produtor rural… tivessem acesso ao Ensino Técnico e Superior”.

E lembra que, em seu estado, o número de Institutos Federais saltou de três para 21 com os governos do PT, além da ampliação do número de vagas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Este legado está sendo destruído pelo atual governo, com cortes orçamentários que prejudicam “o estudante, a família e o país”.

Apesar disso, Coser defende que esse não é o momento para “baixar a cabeça”, mas sim para, junto com o povo, fazer o debate político para um projeto de sociedade. Diante desse cenário, a passagem da Caravana Lula Livre pelo Espírito Santo tem como principais atividades a realização de um ato em frente ao Teatro Universitário da UFES e uma reunião com reitores e professores universitários.

Nesse sentido, o presidente destaca a importância da presença de Fernando Haddad no debate propositivo para superação da crise educacional. Ele, que é professor universitário, foi ministro da Educação e contribuiu para o legado petista com a criação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Luta por Lula Livre é fundamental contra retrocessos

A educação não é a única base da sociedade que está sendo destruída pelo governo de Jair Bolsonaro. Com sua proposta de reforma da Previdência, ele acaba com a aposentadoria – um dos principais instrumentos de distribuição de renda no Brasil, deixando os trabalhadores a própria sorte.

Em meio a tantos retrocesso, a luta pela liberdade do ex-presidente Lula se faz cada dia mais necessária por tudo que ele representa na luta pela democracia e por uma sociedade justa. “O tempo fará história e vai mostrar o quanto os governos do PT foram importantes”, conclui Coser.

Confira a agenda Caravana Lula Livre com Haddad no ES, RJ e SP:

Quinta-feira – 9 de maio

Vitória (ES)

18h: Ato em frente ao Teatro Universitário da UFES (Av. Fernando Ferrari, nº 514 – Goiabeiras -Vitória-ES)

20:30h: Reunião com Reitores

Sexta-feira – 10 de maio

Rio de Janeiro (RJ)

15h: Encontro com a cultura popular e lideranças comunitárias ato Lula Livre

18h: Ato Público em Defesa da Educação contra a Reforma da Previdência e ato Lula Livre (Cinelândia – RJ)

Sábado – 11 de Maio

São Bernardo do Campo (SP)

18h: Encerramento da caravana no aniversário de 60 anos do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (R. João Basso, 231 – São Bernardo do Campo)

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast