Carlos Lessa, Presente!

Em nota, os ex-presidentes Lula e Dilma lamentam a morte do economista. Seu trabalho, inteligência e patriotismo foram fundamentais para o BNDES retomar sua função de fomentar o desenvolvimento nacional – comentou o petista. Ela também ressalta: “Lessa foi um militante verdadeiramente comprometido com o Brasil e de grande sentimento patriótico”

Divulgação

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff lamentaram a morte, ocorrida nesta sexta-feira, 5 de junho, do economista, pesquisador e professor Carlos Lessa, vítima do Covid-19 aos 83 anos. Ele faleceu pela manhã no Hospital Copa Star do Rio de Janeiro, onde estava internado. “Seu trabalho, inteligência e patriotismo foram fundamentais para o BNDES retomar sua função de fomentar o desenvolvimento nacional”, disse Lula.

Dilma também soltou nota de pesar: “É triste que o país sofra a perda de um economista de inteligência rara e de imenso coração, justamente quando enfrentamos os fantasmas de um autoritarismo que deixou tantas marcas e feridas, em meio a uma pandemia que faz dele uma de suas mais de 32 mil vítimas”.

Lessa foi presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social de janeiro de 2003 a novembro de 2004, durante o mandato de Lula. Ele também foi reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de julho de 2002 até assumir o cargo no BNDES.

Lula e Dilma destacaram a paixão do economista pelo Brasil e pelo povo brasileiro. “Um estudioso do nosso povo, um professor que contribuiu para o desenvolvimento do nosso país e da gente brasileira. Lamento profundamente a sua morte”, disse Dilma.  “Lessa foi um militante verdadeiramente comprometido com o Brasil e de grande sentimento patriótico”.

O ex-presidente afirmou que Lessa deixa exemplo de entrega aos sonhos de construção de uma Nação próspera e com Justiça Social. “O país perde hoje um grande brasileiro. Mas seu exemplo, suas ideias e suas lições permanecem, para aprendermos e nos inspirarmos para a construção de dias mais felizes”, disse Lula. “Nesse momento de tristeza, meus sentimentos e solidariedade ao seus parentes, amigos, colegas, alunos e admiradores de Carlos Lessa”.