Com Brasil em colapso, militância lembra legado e reacende apoio ao PT

Partido entra para os assuntos mais comentados do Twitter duas vezes em poucos dias graças aos apoiadores que sentem falta de uma gestão que governe para o povo

Lula Marques/Agência PT

O impulso foi dado por Fernando Haddad: “O PT dá a mão a progressistas na defesa dos direitos sociais, ambientais e trabalhistas; e dá a mão a democratas na defesa dos direitos civis e políticos. O resto a gente enfrenta há quarenta anos. Parabéns PT!!”, tuitou o ex-ministro. A reação, espontânea, foi imediata: a militância prontamente fez o nome do partido chegar ao topo dos assuntos mais comentados da rede social ao citar o imenso legado deixado ao povo brasileiro durante os governos Lula e Dilma.

Com a hashtag #ParabénsPT,  houve quem recorreu às próprias histórias de vida – como a filha da empregada doméstica que conseguiu entrar para universidade – e os que se dispuseram a recordar os incontestáveis dados oficiais que remetem a um Brasil sem discurso de ódio, sem entreguismo, sem ataque aos direitos sociais.

Um Brasil que já deu certo, portanto. A iniciativa orgânica dos apoiadores da legenda é também uma resposta ao desastre levado a cabo por Jair Bolsonaro, o mais impopular dos presidentes desde a reabertura democrática.

Mas como bem lembrou o próprio Haddad, a própria história do Partido dos Trabalhadores prova que o povo sempre ressurge em momentos de turbulência – seja para fazer jus aos anos de glória iniciados a partir de 2003; seja para mostrar que os criminosos ataques não passam de fake news; seja para refutar a perseguição política que resultou no golpe contra Dilma e na prisão política de Lula.

Para além do mundo virtual, o PT segue cativando os corações de milhares de brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país. Para se ter ideia, somente nos 15 dias logo que o ex-presidente foi condenado, o número de filiações ao PT cresceu 4 vezes em comparação com a média mensal de adesões,  totalizando 4.217 novos pedidos.

Ainda que a elite conservadora o queira como vidraça, o partido tem crescido de maneira ininterrupta sem ter sentido o peso de anos de perseguição. Em novembro do ano passado, pesquisa Datafolha confirmou o que já era evidente: o Partido dos Trabalhadores é líder na preferência do povo brasileiro desde o ano de 1999.

Bolsonaro pede apoio e leva um #VoltaPT como resposta

Desde que assumiu o comando da nação com ajuda substancial de fake news (e de Sergio Moro ao tirar o favorito ao pleito do páreo de maneira vergonhosa), Jair Bolsonaro é uma metralhadora de vexames, retrocessos, desrespeito. Não à toa,  quase um ano depois das Eleições de 2018 grande parte dos que apostaram no destemperado presidente já está arrependida .

Na sexta-feira (6) a frase”Volta PT” se tornou o assunto mais comentado do Twitter. Os tuítes demonstraram o arrependimento com a eleição de Bolsonaro e relembraram os governos do PT, marcados por economia forte, distribuição de renda, respeito aos direitos individuais e boas relações internacionais. Pesquisa Vox Populi do dia (30), inclusive, revelou que 62% dos entrevistados afirmam que durante os governos Lula havia melhores condições de vida.

Militância em frente à PF de Curitiba

Da Redação da Agência PT