Com governo petista, Araraquara é destaque no combate a COVID-19

Após aplicar lockdown, a cidade viu os números de casos da doença desabarem.

Uma das primeiras cidades brasileiras a sofrer um colapso no sistema de saúde em 2021, Araraquara viu seus casos subirem descontroladamente a partir da segunda semana de fevereiro.

Com as enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTIs) atingindo sua lotação máxima em poucos dias, o prefeito Edinho Silva (PT) se viu obrigado a aplicar um dos primeiros lockdowns do ano.

Em 20 de fevereiro todos os serviços que não tinham a ver com a área da saúde foram suspensos, incluindo o transporte público e os supermercados, que só funcionavam em sistema de delivery.

O fechamento total durou pouco mais de uma semana, entrando na sequência na “fase vermelha”, definida pelo Governo do Estado de São Paulo no início de março, que criou o “toque de restrição”.

Na última sexta-feira, 05 de março, os primeiros indícios de alívio na pandemia foram observados em Araraquara. O número de novos casos de covid-19 diagnosticados caiu pela metade, apesar de a taxa de internações e mortes ainda estar em alta.

A prefeitura analisa que as aglomerações de final de ano, motivadas pela sequência de eventos, como as eleições municipais, o Natal eo Ano Novo, foram as principais motivações para os números subirem tanto na cidade, que passou de 25% dos exames para detectar covid-19 positivados no final de 2020, para mais de 50% em fevereiro.

Thainara Faria (PT), vereadora mais votada e vice presidenta da Câmara de vereadores, avalia como corajosa a ação do prefeito Edinho Silva, motivo pelo qual Araraquara conseguiu vencer a batalha mais importante até agora na guerra contra a COVID-19.

“Nossa cultura não está acostumada com normas tão rígidas de isolamento. Não é comum não poder abraçar, se reunir nem estar perto das pessoas. Nosso governo foi corajoso ao decretar o lockdown com uma rede de solidariedade estruturada e funcionando para assistir as famílias em suas necessidades e hoje vemos com os números que foi uma medida acertada. O governante precisa ter coragem para conduzir seu povo em um momento como este de pandemia, por isso o governo Edinho contou e conta com meu apoio e defesa em suas medidas”, defende Thainara.

Com a circulação de pessoas limitada entre às 20h e às 5h da manhã e uma longa lista de exceções para alguns serviços não essenciais continuarem a funcionar, a fase vermelha continua aplicada a todo o Estado de São Paulo até a próxima segunda-feira, quando a “fase roxa” será aplicada e as restrições aumentarão.

 

 

Nádia Garcia, Agência Todas.

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast