Com Lula, Francisco Beltrão consolida história ligada ao campo

Cidade paranaense, que passou por transformações agrárias desde a sua origem, teve história alterada por programas de incentivo à agricultura familiar

Arquivo pessoal

Propriedade em Francisco Beltrão beneficiada pelos programas de agricultura familiar dos governos do PT

A história da cidade paranaense de Francisco Beltrão está ligada às questões da terra desde a sua origem. Antes mesmo da emancipação, em 1952, a região de mata virgem e repleta de araucárias antecipava as preocupações agrárias com a criação da Colônia Agrícola Nacional General Osório (Cango) com a função de organizar a distribuição de lotes férteis entre os colonos recém-chegados.

Cerca de uma década mais tarde, a cidade virou sede do Grupo Executivo para as Terras do Sudoeste do Paraná, criado pelo governo do então presidente João Goulart para resolver o problema da legalização das terras.

A etapa mais recente destas intensas transformações ocorreu durante o governo Lula, que criou uma série de programas para incentivar a agricultura familiar que consolidaram o Sudoeste como uma das regiões mais férteis quando o assunto é agricultura – a cidade, aliás, integra a quarta etapa do projeto Lula pelo Brasil no próximo de 26.

E tamanha mudança pode ser ilustrada pela trajetória agricultor Neveraldo Oliboni, hoje uma das lideranças no campo naquela região. Nascido e criado numa até então pequena propriedade na Comunidade Ouro Fino, Oliboni tinha na produção de leite sua única fonte de renda.

Com o auxílio de isenção fiscal, congelamento de juros e facilitação na busca de créditos junto ao governo federal, ele viu sua produção se diversificar e se consolidar no mercado. “Ainda lembro como se fosse hoje quando consegui comprar meu primeiro tratorzinho com ajuda do governo Lula. Dali em diante, não parei mais de crescer”.

Propriedade em Francisco Beltrão beneficiada pelos programas de agricultura familiar dos governos do PT

Mas as transformações foram muito maiores do que ele próprio imaginava. ” Ainda consegui ampliar as culturas na minha propriedade, criei um abatedouro de frango, criação de cabras, um tanque para a produção de peixes e aumentei de 500 litros de leite por mês para mais de 5 mil!”.

Por tudo o que conseguiu, Neveraldo está com expectativa alta para receber aqueles considerados por muitos na região como os “dois melhores presidentes que o Brasil já teve”.

“A minha vida e a de outras 110 famílias aqui da nossa comunidade foram profundamente alteradas durante os governos do PT. Por isso, nada mais justo do que recebê-los de braços abertos”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast