Com medo do povo, Temer convoca Forças Armadas para repressão

Estado de exceção: presidente golpista opta por oprimir os brasileiros com uso das Forças Armadas em Brasília

Lula Marques/Agência PT

Repressão policial no Ocupa Brasília

O presidente golpista Michel Temer publicou, nesta quarta-feira (24), um decreto convocando as Forças Armadas para atuar no ato “Ocupa Brasília”. Depois da Polícia Militar romper o acordo de paz com os organizadores, o Exército agora atuará na capital federal com a justificativa de “garantir a lei e a ordem”.

Em termos técnicos, Temer convocou a Garantia da Lei e da Ordem – convocadas exclusivamente pela Presidência da República em casos em que há “esgotamento” das forças de segurança, ou seja, em “graves perturbações da ordem”. A medida foi duramente criticada por petistas. Com o decreto, o governo golpista mostra falta de comprometimento com a população e como trata uma manifestação pacífica: com opressão.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, criticou nesta quarta (24) durante sessão de julgamento a medida tomada por Temer. “Voto um pouco preocupado com o contexto e eu espero que a notícia não seja verdadeira: o chefe do Poder Executivo teria editado um decreto autorizando o uso das Forças Armadas no Distrito Federal, no período de 24 a 31 de maio”, declarou o ministro.

Histórico

Essa não é a primeira vez que o governo golpista é criticado pelo uso abusivo das Forças Armadas. Em 2016, Temer baixou um decreto que devolveu as funções administrativas ao Exército, Marinha e Aeronáutica, derrubando decisão anterior da presidenta eleita Dilma Rousseff.

Em janeiro desse ano, o golpista também autorizou as Forças Armadas a atuarem nos presídios para fazer inspeções rotineiras. Especialistas criticaram a medida por ser inconstitucional e por extrapolar as prerrogativas das forças de segurança e um desvirtuamento de suas atividades. A medida seria ineficaz para um problema muito mais complexo que é a crise nos presídios brasileiros.

Lideranças, intelectuais, parlamentares e manifestantes se posicionaram contra o uso excessivo da força por parte do governo golpista:

#AOVIVO | Decreto convocando Forças Armadas é muito grave!

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quarta, 24 de maio de 2017

 

Vídeo inédito – POR ORDEM DE TEMER, FUZILEIROS NAVAIS DA MARINHA EM CONJUNTO COM O EXÉRCITO ESTÃO TOMANDO A ESPLANADAGoverno Temer aciona forças militares para atacar população brasileira que pede #ForaTemer e #DiretasJá. Há décadas que o Brasil não assistia mais a episódios como esse. O governo ilegítimo e corrupto de Temer, que politicamente já acabou, tenta se manter na base da força.#PauloPimenta #EPP

Publicado por Paulo Pimenta em Quarta, 24 de maio de 2017

https://twitter.com/palmeriodoria/status/867468468429488128

https://twitter.com/depzegeraldopt/status/867468339580473344

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast