Com regiões Norte e Centro Oeste, PT estreita relações entre instâncias de direção

Primeira etapa  começou neste sábado (27) com a realização do Seminário das Regiões Norte e Centro Oeste, que envolve dirigentes petistas de 11 estados que debatem conjuntura, situação nos estados, candidaturas aos governos estaduais e Senado em 2022 e organização partidária. A coordenação dos seminários é da presidência do PT.

Site do PT

A Secretaria Nacional de Organização do PT iniciou neste sábado (27) a primeira etapa dos Seminários Regionais dentro do Plano de Ação da SORG aprovado pela Comissão Executiva Nacional para este ano. O primeiro evento por videoconferência abrange as regiões Norte e Centro Oeste, com a participação de dirigentes petistas de 11 estados.

De acordo com a Secretaria de Organização, o objetivo deste Seminário é pensar a ação partidária de maneira regionalizada, buscando estreitar a relação entre as instâncias nacional e estaduais, considerando as diferentes identidades socioeconômicas, culturais e territoriais.

Na parte da manhã do Seminário das Regiões Norte e Centro Oeste, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro e presidente do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo, Fernando Haddad, participaram  da mesa sobre Conjuntura, onde foi abordado o Plano de Reconstrução e Transformação do Brasil e a preparação do PT para as eleições de 2022. O líder do PT no Senado, senador Paulo Rocha (PT-PA) também participou da abertura do seminário, assim como o deputado federal José Guimarães (PT-CE), que é o líder da Minoria na Câmara.

Durante o debate os presidentes estaduais fizeram intervenções a respeito do cenário político de cada estado das regiões com avaliação de governos e também sobre as possíveis candidaturas do partido ao governo e Senado, apoios e construção das chapas proporcionhais para 2022.

No evento também foi apresentado pelo vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, o formulário de acompanhamento eleitoral e Candidate-se 2022.

Já mesa sobre Organização Partidária – Inovação e ação partidária nos territórios e preparação dos Encontros das Secretarias, dos Setoriais e do Congresso da Juventude, teve a participação de Sonia Braga, secretária nacional de Organização; Vera Lúcia, secretária de Movimentos Populares; Maria do Rosário, secretaria nacional de Formação e de Gilberto Carvalho, diretor da Escola de Formação.

A expectativa da Sorg com a realização dos Seminários Regionais é a de “criar um espaço de escuta para identificar e entender as dificuldades e especificidades locais e refletir coletivamente sobre as soluções, pautas e ações específicas, que possam dialogar melhor com a realidade de cada região”, conforme o texto de abertura da convocatória para as direções estaduais.

As próximas etapas dos Seminários Regionais do PT vão abranger a Região Nordeste, com nove estados no dia 13 de março e o das regiões Sul e Sudeste, com um total de sete estados no dia 27 do mesmo mês.

Da Redação, com informações da Sorg/PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast