Com UTIs em colapso, Bolsonaro aciona STF em defesa do vírus

Ação movida por meio da AGU visa impedir medidas de restrição de circulação de pessoas em Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte. “Ninguém tem sossego”, reagiu a governadora Fátima Bezerra (PT-RN)

Site do PT

Bolsonaro deve explicação sobre campanha enatecipada

O vírus avança de maneira violenta pelo interior do estado de São Paulo. Vários municípios ultrapassaram o limite máximo da capacidade de ocupação dos leitos de UTI e pacientes estão morrendo nos pronto-socorros dos hospitais enquanto aguardam vagas de UTI, caso das regiões de Franca e Ribeirão Preto. 23 cidades aumentaram as medidas restritivas de circulação de pessoas. 11 decretaram lockdown. Para fazer frente a ações como essas e permitir a livre circulação do vírus, Jair Bolsonaro acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para atingir os governadores .

Por meio da Advocacia Geral da União (AGU), Bolsonaro moveu ações junto ao STF contra os governos de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte para impedir decretos que determinem qualquer adoção de medidas restritivas.

De acordo com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a AGU argumenta que o “intuito da ação é garantir a coexistência de direitos e garantias fundamentais do cidadão, como as liberdades de ir e vir, os direitos ao trabalho e à subsistência, em conjunto com os direitos à vida e à saúde de todo cidadão, mediante a aplicação dos princípios constitucionais da legalidade, da proporcionalidade, da democracia e do Estado de Direito”.

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT) reagiu à investida genocida do líder de extrema direita. “Ninguém tem sossego”, comentou a governadora ao Painel da Folha. “A gente estava celebrando essa conquista grande que foi a inclusão dos trabalhadores da educação no grupo prioritário da vacinação, parecia uma luz no fim do túnel, e aí vem uma notícia dessas”, lamentou.

Sabotagem deliberada

A absurda ação movida por Bolsonaro chega no momento em que o estado governado por Bezerra se aproxima de uma taxa de ocupação de leitos de 90%. A governadora determinou toque de recolher entre 22h e 5h, do dia 22 de maio até 6 de junho, em 37 municípios. Ela pretende recorrer caso as medidas sejam suspensas.

A sabotagem deliberada de Bolsonaro ao combate à pandemia segue causando estragos pelo país. De acordo com o último boletim da Fiocruz, 17 estados e o Distrito Federal têm ocupação de leitos de UTI acima de 80%. 10 capitais já ultrapassaram a taxa de 90% de ocupação dos leitos.

Com a chegada da variante indiana ao país nesta semana, especialistas calculam que o sistema de saúde, já em colapso, não terá condições de suportar os efeitos de uma nova onda de infecções por Covid-19.

Da Redação, com informações de Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast