Com votação histórica, Fátima Bezerra é eleita governadora do RN

Petista teve 57,60% dos votos válidos, contra 42,40% de Carlos Eduardo (PDT), e foi a única mulher eleita governadora no país

Foto: Beto Barata/ Agência Senado

Fátima Bezerra foi eleita governadora do Rio Grande do Norte, neste domingo (28), no segundo turno das Eleições de 2018. Com 100% das urnas apuradas, a petista teve 57,60% dos votos válidos, contra 42,40% de Carlos Eduardo (PDT). Ela recebeu 1.022.910 votos, sendo a maior votação para o cargo na história do estado.

Bezerra foi a única mulher eleita governadora em todo o Brasil e a terceira escolhida para o cargo no RN. Em coletiva de imprensa após a confirmação do resultado, a petista destacou a união e o diálogo.

“O RN pode ter a certeza de que serei a governadora de todos e todas, dos que votaram em mim, e dos que não votaram também. Teremos um governo de diálogo, um governo de união, para construir um RN que tenha paz, segurança, dignidade e empregos pro nosso povo”, declarou.

Fátima tem 63 anos, é professora, pedagoga e atualmente é senadora pelo estado. Nasceu em 19 de maio de 1955 em Nova Palmeira na Paraíba, mas foi morar no Rio Grande do Norte ainda na adolescência. Ela se filiou ao PT em 1981 e teve intensa atuação política-sindical no sindicato dos professores do estado.

Em 2014, Fátima foi eleita senadora pelo RN com 54,84% dos votos válidos. Antes disso, a petista ocupou os cargos de deputada federal – eleita em 2006 e 2010 –  e deputada estadual em 1994 e 1998.

Governadores e senadores

Com o resultado deste domingo, o PT terá quatro governadores eleitos. No primeiro turno, o partido reelegeu três governadores no Nordeste – Camilo Santana no Ceará, Rui Costa na Bahia e Wellington Dias no Piauí.

Ainda no primeiro turno, o PT elegeu quatro senadores em quatro estado: Paulo Paim no Rio Grande do Sul; Jaques Wagner na Bahia; Humberto Costa no Pernambuco e Rogério Carvalho Santos no Sergipe.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast