Conferência: desafios da luta sindical nas Américas

Debate internacional tratou sobre os desafios dos trabalhadores e da esquerda no combate à escalada autoritária em todo o continente americano

PT Nacional

Conferência: desafios da luta sindical nas Américas

A luta sindical no continente americano e seus desafios foi o tema central da segunda etapa da Conferência Internacional de Movimentos Populares do PT. O debate, que aconteceu nesta terça-feira, 8, tratou ainda das consequências da pandemia do Coronavírus para a classe trabalhadora em todo o mundo.

Durante o encontro virtual, promovido pela Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, os participantes debateram os desafios dos trabalhadores e da esquerda no combate à escalada autoritária em todo o continente.

O presidente da Confederação Sindical das Américas, Fred Redmond, destacou a importância da união dos trabalhadores e sindicalistas de todo o mundo.

“Nós temos muitos desafios pela frente. Precisamos que a luta pela democracia e por justiça racial e social seja global. Que os trabalhadores e sindicalistas se unam para lutar por justiça, equidade e pela garantia dos direitos. Com certeza, a saída para nos reconstruirmos após a pandemia perpassa pela união”.

Fortalecimento da resistência

O representante do Centro de Investigación Laboral e Asesoria Sindical, Héctor de la Cueva, falou sobre a importância do debate para o fortalecimento da resistência.

“Há claramente necessidade desse intercâmbio porque precisamos debater conjuntamente os desafios enfrentados pelo aumento da precarização dos trabalhadores e a retirada de direitos. Os movimentos sindicais e a esquerda precisam, mais do que nunca, estar juntos na construção de uma saída para enfrentar essa crise”, disse Héctor de La Cueva.

Para Vera Lúcia Barbosa, secretária Nacional de Movimentos Populares do PT, a realização desses debates é fundamental.

“Essas discussões nos mostram que para além dos grandes desafios, mais do que nunca é hora de dizer: ‘proletários de todos os países, uni-vos’. A nossa luta não pode ser só local ou regional. Nós precisamos que seja global para vencermos a crise mundial enfrentada pela esquerda e pelos movimentos sociais. Somente assim, com muita união do campo popular e democrático, conseguiremos reagir e combater todo tipo de escalada do fascismo e autoritarismo”.

O evento contou com a participação do presidente da Confederação Sindical das Américas, Fred Redmond (EUA), do representante do Centro de Investigación Laboral e Asesoria Sindical, Héctor de la Cueva (México) e da secretária Nacional de Movimentos Populares do PT, Vera Lúcia Barbosa, além de representantes de sindicatos, movimentos sociais e de filiados do Partido dos Trabalhadores de todas as regiões do Brasil.

Estiveram presentes ainda na atividade o secretário Nacional Sindical do PT, Paulo Cayres, a presidenta da CONTRAF, Juvandia Moreira, a secretária Nacional do setorial agrário, Elisângela Araújo, o Secretário de Relações Institucionais do PT, Joaquim Soriano, além do ex-presidente da CUT, Artur Henrique.

Próximo debate

O debate foi realizado em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do PT e o Foro de São Paulo. A Conferência terá ainda uma última etapa, que acontecerá na próxima terça-feira, 15, às 17h. O tema do encontro será a Conjuntura Política na Europa e na África.

 Da Redação

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast