Confira como foi votação que colocaria o Coaf no Ministério da Justiça

A votação foi vencida pelo governo, por 228 votos contra 210, mas não foi alcançada a maioria absoluta para que a matéria fosse aprovada

Gustavo Bezerra

A oposição impôs uma dura derrota ao governo Bolsonaro na votação da medida provisória (MP 870/2019) que tinha por objetivo mudar a estrutura ministerial e, entre outros itens polêmicos, colocava o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) no Ministério da Justiça, comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro.

A votação foi vencida pelo governo, por 228 votos contra 210, mas não foi alcançada a maioria absoluta (257 votos) para que a matéria fosse aprovada.

“O Coaf não pode ser instrumento político de nenhum ministro, de nenhum governo. Ele é um órgão técnico. Como órgão técnico deve estar vinculado ao Ministério da Economia, onde foi originalmente criado”, disse o deputado José Guimarães (PT-CE), ao justificar a posição do PT na votação.

Além do PT, orientaram o voto contra a proposta do governo o PDT, o PSol, o PCdoB e o PSB, além de vários partidos do chamado “centrão” que costumam apoiar os projetos de Bolsonaro, como PP, MDB, PTB, PL, PRB, PSC, Avante, PSC. Liberaram as bancadas o PSDB e o PSD. A favor do COAF no Ministério da Justiça orientaram PSL, Podemos, PROS, Cidadania, Novo e PV.

Confira o mapa de votação completo e o voto de cada parlamentar:

Por PT na Câmara