Congresso fortalece e une o PT em torno de Lula e Diretas Já

Durante os três dias, mais de três mil pessoas passaram pelo evento. Adesão mostra um PT ainda mais vivo no cenário nacional, com Gleisi presidenta

Ricardo Stuckert
6º Congresso Nacional do PT

Encerramento do 6º Congresso Nacional do PT Maria Letícia Lula da Silva 2017

Com o encerramento, neste sábado (3), do “6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva”, centenas de congressistas e lideranças foram unânimes em afirmar que a realização do encontro ajudou a unir o Partido dos Trabalhadores em torno de três grandes pautas: a queda do presidente golpista Michel Temer, a realização de eleições diretas e a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República.

Durante os três dias de Congresso, mais de três mil pessoas de todo o país passaram pelo evento desde quinta-feira (1), segundo a Secretaria Nacional de Organização, entre delegados, militantes, parlamentares e lideranças.

O Congresso elegeu a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) como a nova presidenta do partido e a chapa “Em defesa do Brasil, em defesa do PT, em defesa de Lula” para o diretório nacional. Durante as discussões em torno do regimento, também foi aprovada uma resolução incluindo um artigo no qual as bancadas do PT na Câmara e no Senado não vão aceitar compor com nenhum projeto que não seja o de eleições diretas. Também foi aprovada a luta ininterrupta contra as perseguições promovidas pelo Judiciário e pela imprensa ao ex-presidente Lula.

A presidenta do PT Gleisi Hoffmann em seu primeiro discurso no cargo

O delegado e deputado estadual do Ceará Moisés Ricardo chegou na quinta-feira (1) em Brasília e falou um pouco sobre a importância da realização do Congresso Nacional do PT. “Acho que o Congresso foi muito positivo até porque, além de todas as tendências, temos aqui representadas todas as racas étnicas, jovens, mulheres. O Congresso apontou para o PT a perspectiva de sair ainda mais unido e de fazer um balanço importante para o partido dos trabalhadores”.

Jovem, mulher e delegada, a cearense Daniele Barbosa falou sobre o papel do PT na atual crise brasileira e na defesa dos direitos dos trabalhadores. “O Congresso Nacional demonstra que o PT está consciente de seu papel no atual cenário do Brasil. O PT é a ferramenta certa para ajudar o País a garantir os direitos dos trabalhadores. O Congresso aponta para a retomada de um programa social democrático e anuncia para o Brasil e para o mundo que o PT está ainda mais vivo”.

Delegada cearense Daniele Barbosa

Para o ex-ministro de Desenvolvimento Agrário dos governos Lula e Dilma, Miguel Rosseto, o PT sai do Congresso sintonizado com a sociedade ao rechaçar as reformas golpistas e pedir a volta de um presidente que seja eleito democraticamente.

“Além da unidade do partido, é importante destacar esse diálogo com a sociedade brasileira que não quer acabar com a Previdência e com os direitos trabalhistas. Mais de 90% da sociedade brasileira diz ‘não’ a essa agenda. O PT sintoniza mais uma vez com esta visão da sociedade, pois queremos fortalecer democracia e respeitar a soberania popular”, explicou.

O delegado e estudante universitário Mário Silva acredita que o Congresso do PT conseguiu agregar setores que buscam o mesmo objetivo: a aprovação de eleições diretas e a volta do ex-presidente Lula para a Presidência da República. “O Congresso foi fundamental para o PT reunir seus filiados e definir os rumos do partido. O Congresso também agregou setores que querem a transformação do PT e a unidade em torno das eleições diretas, da candidatura do Lula e de um programa político que transforme a realidade da sociedade brasileira”.

Para o deputado federal Marco Maia, o Congresso foi realizado no momento mais difícil do país e, por isso, foram três dias de debates intensos. “Foi o Congresso mais difícil da nossa história política porque se deu a partir de um golpe e em momento  em que o Brasil vive um estado de exceção. Foi um Congresso acalorado que orientou a militância para os próximos dois anos, formatou um plano de lutas e editou resoluções concretas que colocam o Partido dos Trabalhadores na linha de frente da disputa eleitoral quando queremos ver Lula de volta à Presidência do Brasil”.

Congresso mostrou unidade em torno do ex-presidente Lula

O deputado federal Zeca Dirceu classificou o 6º Congresso como um “marco” na história recente do partido.

“O Congresso é mais um marco na história do PT, na vida democrática do Brasil. O PT é o maior partido do Brasil, envolvendo pessoas de todos os cantos do Brasil. Foi um Congresso que mostrou, mais uma vez, a força que tem o respeito às minorias: estão aqui negros, índios, LGBT… e também mostrou quanto a paridade é algo presente na vida do partido”, disse.

“São homens e mulheres lutando na transformação do partido, pela correção de rumos, para que o PT possa a voltar a ter a credibilidade com o povo brasileiro para fazer as transformações que já mostrou que é capaz de fazer quando estava no governo. Ficou evidente a força e o carinho do sempre presidente Lula , que esteve aqui e saiu com o compromisso de todos de sua defesa”.

Veja abaixo o resultado da votação:

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast