Conheça as propostas de Haddad e Manu para os idosos brasileiros

Documento se propõe a efetivar políticas já conquistadas para “melhor idade” e implementar Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável

Ricardo Stuckert

Fernando Haddad no ABC

O Plano de Governo da coligação O Povo Feliz de Novo traz medidas específicas para a população idosa, incluindo políticas que garantam o envelhecimento saudável.

Em 2003, o ex-presidente Lula sancionou o Estatuto do Idoso, um marco que garante o envelhecimento com dignidade. A lei assegura salário mínimo às pessoas com mais de 65 anos, gratuidade nos transportes públicos, desconto de pelo menos 50% em atividades culturais, entre diversos outros benefícios. Ele também sancionou e regulamentou o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Agora o plano de governo de Fernando Haddad e Manuela D’Ávila terá como uma de suas metas enfrentar com serenidade todas as questões relacionadas ao envelhecimento do povo brasileiro. Segundo dados da OMS, em 2016 o Brasil tinha a quinta maior população idosa do mundo e a previsão é que em 2030 esse índice supere o de crianças e jovens.

Desde o golpe, o governo tem promovido ataques a programas sociais e direitos das pessoas e com a população idosa não foi diferente. Este ano, Michel Temer editou decreto para que se tornasse mais fácil suspender o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Isso sem contar as constantes ameaças à Previdência e a reforma trabalhista, que faz o povo trabalhar mais e por mais tempo.

Para recuperar os danos causados pelo governo do golpe, o plano de governo de Haddad e Manu prevê um planejamento cuidadoso em relação aos serviços públicos visando o bem-estar e as demandas de saúde, previdência, cuidados e atenção à pessoa idosa.

O novo governo desenvolverá políticas específicas voltadas à proteção socioeconômica e ao envelhecimento ativo da população, especialmente em áreas de baixa renda. Para isso, o plano de governo sustenta a necessidade de que todos os serviços públicos devam ser preparados para o respeito à pessoa humana em todas as fases de sua vida.

Haddad também propõe implementar o Plano Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável, para que se crie medidas que possibilitem envelhecer mantendo a autonomia e a capacidade funcional dos brasileiros.

O fomento ao transporte público acessível e inclusivo para pessoas com deficiência e idosos também é meta do Plano de Governo, de maneira que o conforto e segurança aos passageiros seja assegurado, já que nos próximos anos, haverá mais idosos do que crianças no Brasil. Além disso, o governo Haddad e Manuela municipalizará a CIDE combustível para assegurar a expansão das gratuidades.

Por Jéssica Rodrigues, da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast