Conheça os nomes das candidatas do PT nas Eleições 2018

Mais de 360 mulheres estão na disputa pelos cargos de governadora, senadora, vice-governadora, deputada federal e estadual

Os nomes das candidatas do PT para os cargos de governadora, senadora, vice-governadora, deputada federal e estadual estão disponíveis para consulta no site do projeto Elas por Elas. O partido registrou a candidatura de quase 400 mulheres. Os registros ainda estão sendo julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a instituição responsável por aprovar ou barrar as candidaturas. O prazo para julgamento termina na próxima sexta (14).

Para conhecer as candidatas, basta clicar no cargo que deseja consultar e, em seguida, na localidade pretendida. Realizada a escolha, os nomes das candidatas serão exibidos, acompanhados da foto e do número de urna.

O estado com o maior número de candidatas é São Paulo, com 55 postulantes aos cargos em disputa. Em seguida aparece o Paraná, com 25 candidaturas de mulheres. Do total de 365 concorrentes, a grande maioria vai disputar uma vaga nas assembleias legislativas, com 221 candidatas para esse posto. Para a Câmara dos Deputados, o PT tem 127 inscritas.

Neste ano, o partido dobrou o número de candidatas a senadora e governadora em relação a 2014, totalizando dez postulantes aos cargos. As mulheres vão disputar os governos estaduais em quatro estados: Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. As candidatas petistas são, respectivamente: Jackeline Rocha, Kátia Maria, Márcia Tiburi e Fátima Bezerra.

Para o Senado Federal, foram homologadas as candidaturas de seis mulheres: Dilma Rousseff (MG), Fátima Cleide (RO), Professora Geli (GO), Ideli Salvatti (SC), Mirian Gonçalves (PR) e Célia Tavares (ES). Além das cabeça de chapa, outras sete mulheres petistas são candidatas à vice-governadora.

Do total, 29 são lésbicas, bissexuais e transexuais. As candidatas negras prevalecem entre as 363 concorrentes, com representação de mais de 50% da totalidade.

As postulantes do PT também podem ser conhecidas por meio do aplicativo Elas por Elas, disponível para ser baixado gratuitamente em dispositivos Android. O app faz parte do projeto Elas por Elas, iniciativa promovida pelo PT para estimular e dar visibilidade à participação das mulheres na política.

Clique aqui e conheça as candidatas

Por Geisa Marques, da Comunicação Elas por Elas