Consórcio Nordeste cria Câmara Temática para segurança pública

“Queremos reduzir homicídios e atuar com mais força contra o crime organizado”, detalhou o governador Wellington Dias

Divulgação

“Como resultados práticos, queremos reduzir homicídios, atuar com mais força contra o crime organizado, o tráfico de drogas, roubo de bancos e cargas e combater a entrada de armas, por meio da fiscalização de divisas”, explicou Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste

Para articular ações de segurança pública e combater atividades do crime organizado na região, o Consórcio Nordeste instalou, na quinta-feira (8), a Câmara Temática da Segurança Pública. A câmara irá reunir os nove estados que compõem o grupo para integrar e fortalecer políticas para o setor em toda a região.

“Como resultados práticos, queremos reduzir homicídios, atuar com mais força contra o crime organizado, o tráfico de drogas, roubo de bancos e cargas e combater a entrada de armas, por meio da fiscalização de divisas”, explicou Wellington Dias, presidente do Consórcio Nordeste.

Além de políticas para ações de segurança, a câmara técnica de Segurança Nordeste também terá uma política especial de recursos humanos voltada para os atores envolvidos no aparato de segurança na região. Segundo Dias, a câmara irá trabalhar para fazer diagnósticos da estrutura de recursos humanos para facilitar a integração entre os estados.

Entre as propostas de atribuições, foram citadas ainda a aquisição conjunta de equipamentos para as polícias, compartilhamento de softwares e a unificação de sistemas de comunicação. As diretrizes da Câmara estabelecem estratégias unificadas de interação com a sociedade, além de permitir parcerias de cooperação com outros países.

“É um apoio mútuo entre os estados nordestinos para operações e outras necessidades, compartilhando equipamentos e outras estruturas como aeronaves, que poderemos adquirir conjuntamente”, considerou o governador da Bahia, Rui Costa.

Força de Segurança Integrada

A Força de Segurança Integrada Nordeste integrará todo o sistema de segurança dos estados por meio de uma comunicação regionalizada envolvendo os secretários de segurança, justiça, delegados gerais, comandantes das polícias militar e civil, bombeiros e gestores do sistema carcerário.

“Há necessidade de um olhar especial para segurança pública, pautado na integração, hierarquia, disciplina e comando”, disse a governadora Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte.

“Esse sem dúvida é um assunto estratégico, candente no Brasil, no mundo, mas em particular no Brasil”, enfatizou a vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos.

“Atravessamos esses indicadores tão perversos de criminalidade, só nos homicídios nós somos a terceira população do planeta e a gente tem procurado dar conta das nossas responsabilidades”, destacou Santos. Ela ressaltou ainda a necessidade de integração pela troca de experiências para o fortalecimento da segurança pública na região.

A câmara da segurança é a sétima, de um total de 18, que serão criadas pelo Consórcio Nordeste, para buscar soluções conjuntas de desenvolvimento em diversas áreas. Participaram da solenidade virtual, além dos governadores, secretários de segurança dos estados, que atuarão como coordenadores na câmera temática.

Da Redação, com Agência de Notícias Consórcio Nordeste

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast