Consórcio Nordeste reforça atuação regional no combate ao coronavírus

Iniciativa conjunta dos governadores, que já têm promovido resultados positivos em diversas outras áreas, também será fundamental para controlar pandemia

Fernando Vivas/Governo da Bahia

Firmado em agosto de 2019, o Consórcio Nordeste tem sido desde então uma resposta clara à péssima gestão federal comandada pelo presidente Jair Bolsonaro – que nunca escondeu o seu preconceito contra a região. Para além dos pactos econômicos firmados em conjunto pelos nove governadores – todos eles do campo progressista -, a iniciativa agora também será fundamental para controlar o avanço da pandemia do coronavírus.

Presente na reunião desta sexta-feira (13) com gestores da Saúde e diretores de hospitais do Estado do Piauí, o governador Wellington Dias afirmou que o Consórcio Nordeste já está atuando em rede, ainda que sem um acordo firmado formalmente. A reunião entre os governadores da região está marcada para acontecer na próxima terça-feira (17).

“Já estamos comprando material de forma conjunta através do Consórcio, queremos trabalhar um sistema melhor e maior de controle dos nossos aeroportos no sentido preventivo, trabalhar as orientações de maneira mais uniformizada e poder ter essa integração das equipes. Se tiver um estado que precisa de mais apoio que o outro, vamos fazer esse apoio conjunto. Na próxima semana, vamos fazer esse acordo, mas ele já está vigorando desde a semana passada”, explicou Wellington Dias.

Da Redação da Agência PT de Notícias com informações do Portal O Dia