Coronavírus: PL de Padilha sugere dispensa de atestado médico por sete dias

Proposta do deputado federal e ex-ministro da Saúde segue exemplo adotado pela Inglaterra, que criou uma política para proteger os trabalhadores

Luiz Macedo / Câmara dos Deputados

Os impactos da pandemia do coronavírus vão muito além da possibilidade de um colapso no sistema de saúde pública, caso não haja uma resposta urgente. O temor também tem sido sobre as consequências econômicas da crise de proporções globais. Diante de cenário tão alarmante, é preciso dar respostas imediatas à sociedade, com medidas como a proposta pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP): por meio de Projeto de Lei, o parlamentar quer dispensar o trabalhador de apresentar atestado médico durante sete dias.

No caso de imposição de quarentena, conforme trecho do PL, o trabalhador poderá apresentar como justificativa válida no oitavo dia de afastamento documento de unidade de saúde do SUS ou documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde. “Em tempos de pandemia, a proteção aos trabalhadores e trabalhadoras precisa ser ainda mais intensa”, publicou Padilha em suas redes sociais, lembrando que o projeto foi inspirado no sistema nacional público inglês.

Clique aqui para baixar o decreto

Saiba mais:

View this post on Instagram

. . Em tempos de pandemia, a proteção aos trabalhadores e trabalhadoras precisa ser ainda mais intensa. Por isso, inspirado no sistema nacional público inglês, protocolei Projeto de Lei para que nos 7 primeiros dias de afastamento, por conta do coronavírus, trabalhadores e trabalhoras não precisem se expor e nem expor as outras pessoas ao procurar uma unidade de saúde atrás de um atestado. Assista ao vídeo e saiba mais. .

A post shared by Alexandre Padilha (@padilhando) on

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast