‘CPI da Covid’ vai apurar crimes de Bolsonaro contra o país

“Com a CPI da Covid ficará claro o quanto Bolsonaro é responsável pela tragédia que vivemos. A CPI é o início do fim do desgoverno, que venha o impeachment”, destacou a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PR)

Site do PT

CPI da Covid

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou que o Senado Federal instale a CPI da Covid para apurar a responsabilidade do governo federal na condução do enfrentamento à pandemia no país. A decisão, que deverá ser votada pelo plenário do Senado Federal na semana que vem, atendeu mandado de segurança apresentado no mês passado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO).

“É lamentável que o Congresso dependa de uma decisão do Judiciário para garantir o direito da Minoria”, afirmou o senador Jean Paul (PT-RN), líder da Minoria do Senado Federal. “É urgente que se apurem as omissões do governo no combate à pandemia”, destacou ele, advertindo para a importância da imediata instalação da comissão. A CPI, de acordo com o Regimento Interno, pode ser criada por requerimento de um terço dos parlamentares. Sem necessidade de aprovação pelo plenário.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), confirmou na quinta-feira, 8, que vai instalar na semana que vem a CPI da Covid. Segundo Pacheco, o requerimento para criação da CPI será lido na primeira sessão deliberativa do Senado Federal da próxima semana. Com isso, os partidos já poderão indicar seus representantes na CPI.  A indicação do presidente e do relator da comissão segue orientação da proporcionalidade partidária. A iniciativa para instalação da CPI é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

“Com a CPI da Covid ficará claro para a população o quanto Bolsonaro é responsável pela tragédia que vivemos. A CPI é o início do fim do desgoverno, que venha o impeachment”, destacou a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffman (PR). “O genocida sabe que a CPI do Covid comprovará seus crimes no combate à pandemia e acuado, ele agride. Mas não adianta esbravejar, Bolsonaro. O genocídio de 345 mil vidas tem seu carimbo e assinatura. Sua responsabilização virá em breve”, afirma Gleisi.

“Assim que o Congresso instalar a CPI da Covid, proponho requerimento de convocação à direção da Pfizer. Para consubstanciar a recusa criminosa do governo Bolsonaro à oferta de 70 milhões de doses de vacina ainda em agosto de 2020″, completou o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS). “Estou, desde o primeiro momento, na linha de frente pela instalação da CPI da Covid para apurar o genocídio em curso no país”, lembrou o senador Humberto Costa (PT-PE), lembrando que Bolsonaro operou para que ela não fosse instalada.

Da Redação com PT Senado e PT Câmara

 

 

 

 

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast