Curitiba: PT denuncia ameaça de morte contra vereador Renato Freitas

A ameaça contra a vida do vereador não é um caso isolado. A também vereadora do PT em Curitiba, Carol Dartora, recentemente sofreu ameaças de morte pelas redes sociais.

PT Paraná

Nota do PT – Precisamos combater os crimes de ódio que assolam o nosso país

O Partido dos Trabalhadores vem a público denunciar a ameaça de morte contra o vereador do PT em Curitiba, Renato Freitas. Uma opressão que se insere no quadro de violência que os grupos periféricos, dentre esses negros e negras, sofrem todos os dias em nosso país.

O PT vai à luta junto ao Estado, o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Direitos Humanos tanto na Câmara dos Deputados quanto na Assembleia Legislativa do Paraná, para que se investigue as ameaças sofridas pelo vereador Renato Freitas.

O crime de ódio cada vez mais evidente em nossa sociedade não pode ficar impune. É nosso dever combatê-lo diariamente, e assim será feito.

Neste sábado (16), o vereador Renato Freitas divulgou por meio de nota que homens armados rondaram a região onde ele mora, na segunda-feira (11), perguntando aos vizinhos onde seria a sua casa. Os vizinhos, que preferiram não se identificar, relataram que os homens tiraram fotos da casa do vereador. Em seguida, entraram em um furgão e saíram sem se identificar.

Um Boletim de Ocorrência foi registrado junto à Polícia Civil, onde Renato e sua equipe jurídica apresentaram notícia crime e pedido de investigação.

Não é a primeira vez que a vida do vereador é colocada em risco. Renato Freitas, que também é advogado, tornou-se notícia nacional por dois casos de agressão da Guarda Municipal de Curitiba.

Em 2016, enquanto candidato a vereador pelo PSOL, Renato foi preso, espancado e colocado nu em uma cela da carceragem do 3° Distrito Policial de Curitiba. Em 2018, era candidato a deputado estadual pelo PT e foi alvejado duas vezes à queima-roupa por agentes da Guarda Municipal com balas de borracha. A equipe jurídica do vereador também tem um histórico de abordagens policiais desde 2015, que será anexado ao processo.

É imprescindível que as autoridades cabíveis tomem as providências necessárias para investigar e punir os responsáveis e para proteger a vida do vereador Renato Freitas.

O caso da vereadora Marielle Franco, morta a tiros no Rio de Janeiro em 2018, escancara a barbárie que estamos vivendo e que precisamos enfrentar. É inadmissível que situações como essa continuem ocorrendo dentro da nossa Democracia.

Todo apoio e solidariedade ao vereador Renato Freitas!

Gleisi Hoffmann

Presidenta Nacional do PT