CUT e centrais sindicais apoiam mobilização nacional do dia 19

Entidades também convocaram a classe trabalhadora para mobilizações nos locais de trabalho no próximo dia 18 de junho

Reprodução

CUT e centrais apoiam mobilização nacional do dia 19

A CUT e as centrais Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, CSP-Conlutas, Inersindical, CGTB, Pública divulgaram nota nesta quarta-feira (9) convocando a classe trabalhadora para mobilizações nos locais de trabalho no dia 18 e em apoio aos atos marcados para o dia 19.

De acordo com a nota, o que motiva as mobilizações são as crises econômica, sanitária, política e social sem precedentes na história do Brasil.

Trecho da nota diz que “torna-se fundamental mobilizar os trabalhadores e as trabalhadoras, a partir de seus locais de trabalho para a luta em defesa do  auxílio emergencial de R$ 600, contra a fome, contra a carestia, por vacina já para todos, pela extensão do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, contra a reforma administrativa (PEC 32/2020), em defesa da Agenda Legislativa das Centrais, que está no Congresso Nacional, e pelo Fora Bolsonaro”.

A nota diz, ainda, que as mobilizações de 18 de junho também servirão à orientação sobre a importância de trabalhadores e trabalhadoras cumprirem protocolos sanitários no dia seguinte, 19 de junho, durante protesto nacional contra o presidente Bolsonaro”.

Leia abaixo a íntegra da nota das centrais:

Mobilizar os trabalhadores nos locais de trabalho e construir maioria sustentável contra Bolsonaro e sua política de morte

Neste contexto de crise econômica, sanitária, política e socialsem precedentes na história do Brasil,torna-sefundamental mobilizar os trabalhadores e as trabalhadoras,a partir deseus locais de trabalho, na luta:

✓Em defesa do auxílio emergencial de R$ 600,00

✓Contra a fome✓Contra a carestia

✓Por vacina já para todos

✓Pela extensão do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda

✓Contra a reforma administrativa (PEC 32/2020)

✓Em defesa da Agenda Legislativa das Centrais, que está no Congresso Nacional

✓Pelo Fora Bolsonaro

Para pressionar por essa pauta, as Centrais Sindicais-CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, CSP-Conlutas, Inersindical, CGTB, Pública-decidiram realizar, no próximo dia 18 de junho, em âmbito nacional, mobilizações nos locais de trabalho e terminais de transporte público.

Serão feitas assembleias, atos, panfletagens e paralisações pontuais, sob total respeito a todos os protocolos sanitários para evitar propagação do Coronavírus.

As mobilizações de 18 de junho também servirão à orientação sobre a importância de trabalhadores e trabalhadoras cumprirem esses protocolos sanitários no dia seguinte, 19 de junho, durante protesto nacional contra o presidente Bolsonaro.As Centrais Sindicais apoiam o protesto de 19 de junho.

A pandemia de Coronavírus, que já tirou a vida de quase meio milhão de brasileiros e brasileiras ante a incompetência do governo federal, segue um risco à população, que deve evitar aglomeração durante protestos e manifestações.

Porém, é preciso dar capilaridade às mobilizações envolvendo todos os trabalhadores e trabalhadoras na luta dos sindicatos e das demais organizações populares para avançarmos na construção de um país democrático e no combate à prática de destruição das nossas instituições e dos nossos direitos adotada pelo governo federal.

Faz parte do combate ao desgoverno Bolsonaro repudiar o obscurantismo, o negacionismo e as fake news e disseminar entre os trabalhadores e trabalhadoras a conscientização da gravidade da pandemia, bem como informações para que todos possam proteger a vida, não só a própria, como a de todos.

Da Redação, com Portal da CUT