Datafolha: Lula cresce e lidera primeiro e segundo turnos

Em todos os cenários testados pelo instituto, o ex-presidente tem considerável vantagem sobre seus possíveis adversários numa disputa presidencial

Ricardo Stuckert

Lula em Mossoró, no Rio Grande do Norte

A preferência do eleitorado brasileiro pelo ex-presidente Lula não para de crescer! Em pesquisa Datafolha publicada neste domingo (1º), e cuja prévia fora divulgada no sábado (30), Lula tem ao menos 35% das intenções de voto nos cenários testados.

Mesmo após a condenação injusta pelo juiz Sergio Moro, Lula se mostra uma força política importante, cuja integridade e inocência a população conhece e em que confia.

Lula cresceu 5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada em junho, na pesquisa estimulada, em que são mostrados cartões com os nomes dos candidatos. Paralelamente, as menções espontâneas cresceram de 15% para 18% desde o último levantamento.

No primeiro turno, Lula tem o dobro das intenções de voto do segundo colocado no levantamento, Jair Bolsonaro (PSC), que está empatado com a ex-senadora Marina Silva (Rede), com entre 16% e 17% e entre 13% e 14%, respectivamente.

Entre os tucanos, o governador paulista, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, João Doria, alcançam apenas 8%. Num cenário em que ambos concorram por partidos diferentes, ficam empatados.

Liderança também no segundo turno

A um ano das eleições de 2018, Lula vence também todos os possíveis adversários em caso de segundo turno.

No levantamento anterior, o ex-presidente aparecia em empate técnico se fosse ao segundo turno com Marina Silva (Rede). Nos últimos três meses, contudo, ampliou a liderança e apresenta, nas palavras da própria “Folha de S.Paulo”, “vantagem significativa sobre os principais adversários”.

Em possível segundo turno com Alckmin, Lula venceria por 46 a 32. Contra Doria, por 48 a 32. Contra Marina, por 44 a 36. Contra Bolsonaro, vence de 47 a 33.

Lula vê sua rejeição cair e a dos opositores crescer

Apesar de todos os esforços para desqualificar Lula e impedir que ele seja candidato à presidência, a rejeição a seu nome caiu de 46% para 42%.

A de seus adversários, por outro lado, cresceu. A de Doria, de 20% para 25%. A de Bolsonaro, de 30% para 33%, à frente de Alckmin (31%), Rodrigo Maia (30%), Ciro Gomes (27%), Marina (26%) e Henrique Meirelles (25%).

A notícia chega dias depois do levantamento FSBInfluênciaPresidenciáveis apontar que Lula é o virtual presidenciável mais influente nas redes sociais no último mês, seguido por Bolsonaro e Doria.

Alavancado pela caravana Lula pelo Brasil, que mostrou o legado e os resultados palpáveis dos governos petistas nos estados do Nordeste, o ex-presidente conseguiu 34,6% do total de interações entre os 17 possíveis candidatos estudados.

Em todos os cenários previstos pelo Datafolha, fica clara a preferência dos trabalhadores e trabalhadoras, que reconhecem o trabalho e a honestidade de quem mais fez pelos que mais precisam e que pode voltar a fazer.

Nem os ataques políticos e midiáticos diários conseguem ocultar o que o povo sente na pele: a diferença entre quem governa com o coração e os olhos voltados para as pessoas e um grupo de golpistas que atacam nossas conquistas e direitos diariamente.

Petistas comemoram e agradecem preferência do eleitorado

Para a senadora e presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a pesquisa Datafolha mostra o acerto do PT em trabalhar apenas com o Plano L, de Lula.

Na corrida eleitoral de 2018, Lula lidera em eventual segundo turno e venceria todos adversários. Só cresce! O povo fica…

Publicado por Gleisi Hoffmann em Sábado, 30 de setembro de 2017

O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias, comentou sobre a pesquisa em vídeo.

O líder do PT na Câmara também se manifestou sobre a pesquisa.

Veja a reação dos parlamentares e membros do PT.

Caravana contagiou não só o Nordeste como também o Brasil inteiro. Bota o homem na estada novamente! O povo quer MAIS caravana #LulapeloBrasil

Publicado por Fátima Bezerra em Sábado, 30 de setembro de 2017

Mais uma pesquisa confirma que a candidatura de Lula é como massa de bolo: quanto mais batem, mais cresce! #Lula2018

Publicado por Humberto Costa em Sábado, 30 de setembro de 2017

LULA SOBE AINDA MAIS E LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOS É o que diz a nova pesquisa Datafolha sobre intenções de voto para…

Publicado por Paulo Teixeira em Sábado, 30 de setembro de 2017

COM A FORÇA DO POVO – LULA LIDERA EM TODOS OS CENÁRIOSA um ano da eleição de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da…

Publicado por Paulo Pimenta em Sábado, 30 de setembro de 2017

Cada dia mais consolidada, a liderança do ex-presidente Lula nas pesquisas não para de crescer! Datafolha divulgou neste…

Publicado por Zeca Dirceu em Sábado, 30 de setembro de 2017

Condenação injusta e ilegal de Moro faz aumentar a preferência por Lula em 2018.Foto: Reuters

Publicado por Valmir Assunção em Sábado, 30 de setembro de 2017

Apesar de toda perseguição, Lula é o primeiro colocado nas pesquisas de todos os institutos e lidera em todos os cenários para ser o próximo presidente da República.

Publicado por Assis Carvalho em Domingo, 1 de outubro de 2017

Mais uma pesquisa confirma que Lula é o favorito para 2018Saiba mais sobre isso: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/09/1923233-lula-lidera-cenarios-para-2018-mesmo-apos-condenacao-diz-datafolha.shtml

Publicado por Assis Carvalho em Sábado, 30 de setembro de 2017

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast