Benedita: Vamos às ruas! Não vai ter golpe e viva a democracia!

Deputada desmascarou discurso dos defensores do impeachment que tentam enganar povo, afirmando que situação do País vai melhorar com derrubada da presidenta

Deputada federal Benedita da Silva

Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (15), a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que os defensores do impeachment da presidenta Dilma Rousseff desejam o retrocesso das conquistas sociais obtidas pelo povo mais pobre nos últimos 13 anos no País.

A petista conclamou o povo a ir às ruas em defesa da democracia. “Vamos às ruas. Não vai ter golpe e viva a democracia!”.

Benedita desmascarou o discurso dos que querem o golpe que, segundo ela, tentam enganar a população ao afirmarem que a situação do Brasil vai melhorar com a derrubada da presidenta.

“Não se iludam aqueles que pensam que as coisas irão mudar, porque elas só piorarão. Criaram uma crise política no Congresso Nacional para inviabilizar aquela que ganhou as eleições porque faltou competência aos adversários para que pudéssemos, nesta Casa, pactuar para o Brasil, para um Brasil forte, um Brasil melhor! Preferiram fazer essa disputa mesquinha, política, para evitar que as pessoas, os segmentos sociais, os trabalhadores, as trabalhadoras tivessem conquista”, acusou.

Usando a própria história, Benedita disse que quando era empregada doméstica viu a filha passar no vestibular e, olhando a própria condição financeira, tomou consciência da impossibilidade de garantir a entrada dela na universidade.

“Eu olhava para o rosto dela, olhava para a minha situação e via que ela não tinha condição de ir porque eu não teria o dinheiro para a passagem, eu não teria como vestir a minha filha para ir para a UERJ. Ela tinha o sonho de ser odontóloga. Hoje, vejo outros jovens, como se estivesse olhando aquele momento da minha filha, entrando na universidade com os filhos dos ricos, podendo estudar, podendo fazer opção. É esse o crime de Dilma Rousseff?”, questionou.

Para Benedita, o impeachment é uma injustiça com uma presidenta reconhecidamente honesta, e que contribuiu para melhorar a qualidade de vida do povo brasileiro.

“Querem tirar de Dilma aquilo que nós fomos às ruas conquistar para que ela pudesse nos representar”, afirmou.

A deputada carioca lembrou ainda que o governo da presidenta Dilma contribuiu para levar energia a milhões de brasileiros.

“Quero dizer também que conheci, e sei muito bem fazer a diferença de luz de vela, de luz de lamparina, de luz de lampião, para aqueles que puderam receber luz do Programa Luz para Todos e puderam olhar para a cara de seus filhos, porque estavam iluminados, e olhar para o espelho e ver sua face. Esse é o crime de Dilma Rousseff?”, questionou Benedita.

Luz para Todos

Programa Luz Para Todos (Foto: Divulgação/PAC)

Segundo a petista, as ações afirmativas adotadas pelo governo também foram outra conquistas inéditas na história do País.

“É desse crime que a Presidenta Dilma Rousseff está sendo acusada? De ações afirmativas que permitiram a muitos negros, não por piedade, mas por oportunidade e por competência, se formarem médicos, professores, ou o que eles escolheram para fazer?”, questionou.

Após ter destacado as conquistas, Benedita disse que os brasileiros que conhecem as dificuldades sabem reconhecer a importância das conquistas.

“Você, brasileira e brasileiro que conhece o que é dificuldade, que está conosco, que não quer impeachment, que não quer golpe e que não quer retrocesso, está compreendendo a nossa fala, neste dia, nesta tarde, neste plenário, desta tribuna. Quando nós temos uma política, um projeto, um programa de inclusão, é, nesse momento, que aproximamos os dois Brasis”, explicou.

Por Luana Spinillo, da Agência PT, com informações do PT na Câmara