Delegação brasileira conquista mais oito medalhas no 11º dia do Pan

Com mais oito pódios na terça (21), o Brasil soma 110 medalhas e se firma na terceira colocação do quadro geral dos Jogos Pan-Americanos de Toronto

A delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, somou mais oito medalhas na terça-feira (21), décimo primeiro dia de competições. Ao todo, foram conquistadas 110 medalhas, sendo 32 de ouro, 32 de prata e 46 de bronze. Com isso, o Brasil se firma na terceira colocação do quadro geral de medalhas.

Os responsáveis pelas duas douradas foram a equipe masculina de tênis de mesa e Juliana Santos, no atletismo, na prova dos 5.000 m.

O Brasil terminou a disputa por equipes no tênis de mesa com um ouro e uma prata. O título veio no masculino, com Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Eles bateram o Paraguai na final e faturaram o heptacampeonato no Pan.

No feminino, Lin Gui, Caroline Kumahara e Lígia Silva chegaram à final pela primeira vez na história da competição e ficaram com a prata, perdendo a decisão para o time dos Estados Unidos.

No atletismo, o Brasil conquistou sua primeira medalha de ouro com a paulista Juliana Santos. Na prova dos 5.000 m, Juliana cruzou a linha de chegada em 15min45s97. Já no arremesso de dardo, Juciele de Lima conquistou o bronze após atingir a marca de 60m42.

À noite, foi a vez de Keila Costa levar mais uma medalha para o país. No salto triplo, a pernambucana marcou 14,50m e ficou com a prata.

Depois da medalha de Renzo Agresta, o Brasil voltou a subir no pódio da esgrima. Nathalie Meollhausen conquistou a medalha de bronze na espada individual, sendo derrotada apenas pela campeã da competição, a norte-americana Katharine Holmes, por 10 x 7.

Depois da derrota para a Argentina no último domingo, a dupla formada por Lili e Carol Horta superou as anfitriãs canadenses Melissa Humana-Paredes e Taylor Pischke na disputa pela medalha de bronze no vôlei de praia.

Em uma partida que durou apenas 37 minutos, as brasileiras foram soberanas, derrotaram as adversárias por 2 sets a 0 e garantindo a medalha.

Na chave masculina, Álvaro Filho e Vitor Felipe disputaram a final contra os mexicanos Virgen e Ontiveros. Os brasileiros foram derrotados por 2 x 1 e ficaram com a medalha de prata.

A seleção brasileira de hóquei sobre grama bateu os Estados Unidos, por 3 x 1, nos pênaltis, e alcançou a semifinal em Toronto. A vitória significou, também, uma histórica classificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

No boxe, Joedison Teixeira venceu o mexicano Raul Curiel por decisão unânime (3 x 0) dos árbitros e já tem uma medalha garantida. Ele disputará a semifinal da categoria até 64kg contra o cubano Yasnier Toledo nesta quarta-feira (22).

Na categoria até 81kg, Michel Borges foi derrotado pelo venezuelano Albert Duran, por 3 x 0. Fechando o dia em Toronto, Roberto Queiroz foi derrotado pelo venezuelano Gabriel Perez por 3 x 0. A luta foi válida pelas quartas de final da categoria até 69kg.

Nossa seleção masculina de basquete começou bem a campanha em Toronto. Em estreia contra Porto Rico, atual campeão pan-americano, a equipe conseguiu uma vitória tranquila e fechou a partida com o placar de 92 x 59. O cestinha da partida foi o paulista Rafael Hettsheimeir, com 19 pontos.

Em sua terceira partida pela fase de grupos dos Jogos Pan-Americanos, a seleção masculina de handebol do Brasil chegou a mais uma vitória, desta vez com um placar surpreendente: 48 x 18 em cima da República Dominicana. Assim, os brasileiros confirmaram a primeira posição do Grupo A e avançaram à semifinal da competição.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Ministério do Esporte