‘Democracia em Vertigem’ no Oscar expõe golpe contra Dilma ao mundo

Para a Bancada do PT na Câmara, a indicação do documentário ao prêmio fortalece a denúncia do golpe que ocorreu no Brasil em 2016

Reprodução

O filme brasileiro “Democracia em Vertigem” foi indicado ao Oscar 2020 na categoria Melhor Documentário. A lista completa das indicações foi divulgada nesta segunda-feira (13) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O filme dirigido por Petra Costa mostra os meandros do golpe de 2016 que culminou com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).

A obra, que também é narrada pela diretora, concorre com mais quatro indicados: “American factory”,”The cave”, “For Sama” e “Honeyland”. A entrega da estatueta ocorrerá no dia 9 de fevereiro.

Repercussão

Parlamentares do Partido dos Trabalhadores na Câmara receberam a notícia com euforia. O líder da Bancada do PT, deputado Paulo Pimenta (PT-RS) parabenizou a cineasta e toda sua equipe pela indicação ao Oscar na categoria de melhor documentário, e ironizou: “vai ser curioso ver a mídia brasileira tratar disso”, disse Pimenta pelo Twitter.

“Democracia em Vertigem” na avaliação do líder petista “mostra o contexto que permitiu a vitória de Bolsonaro em 2018, a ascensão à presidência de um chefe de milícia associado a um juiz corrupto e a procuradores capazes de tudo por fama, dinheiro e poder”. Para ele, a indicação “desse filme ao Oscar leva isso ao mundo”.

A presidenta Nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e a maioria dos parlamentares que se pronunciaram em suas contas no Twitter, à época, viveram e atuaram no Congresso Nacional contra o golpe parlamentar que maculou a democracia brasileira. Para a deputada, com o documentário, o mundo vai conhecer a partir da narrativa de Petra Costa, a página infeliz da história recente do Brasil.

“Recebemos com alegria a notícia de que Democracia em Vertigem está entre os filmes indicados ao Oscar. O golpe contra Dilma e a democracia no Brasil vem sendo denunciado ao mundo e agora amplia horizontes. Parabéns”, celebrou Gleisi.

O deputado Enio Verri (PT-PR) também se pronunciou pelo Twitter: “Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa e distribuído pela Netflix Brasil, foi indicado ao Oscar 2020 de melhor documentário. Democracia em Vertigem tem a qualidade de ser um resumo dos principais acontecimentos políticos do Brasil nos últimos anos”, avalia Verri, que assumirá a liderança da bancada petista na primeira semana de fevereiro.

Para a deputada Erika Kokay (PT-DF) “Democracia em Vertigem” que, de acordo com a parlamentar, conta os bastidores do golpe contra Dilma e a democracia “é um importante retrato histórico do Brasil contemporâneo. Estamos na torcida”.

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) classificou o filme como um “excelente trabalho” e a indicação, segundo ela, foi o “reconhecimento merecido”.

Os deputados Carlos Veras (PT-PE)Paulo Teixeira (PT-SP)Henrique Fontana (PT-RS)Padre João (PT-MG)Assis Carvalho (PT-PI)Waldenor Pereira (PT-BA)Nilto Tatto (PT-SP)Helder Salomão (PT-ES)Marília Arraes (PT-PE), também parabenizaram Petra Costa pela indicação de melhor documentário.

Por PT na Câmara