Depoimento de ex-advogado pode levar a impeachment de Trump

Michael Cohen prestou depoimento na Câmara dos Deputados dos EUA, nesta quarta-feira (28), e revelou que foi instruído por Donald Trump a cometer crime

Wikimedia Commons

Se no Brasil, Jair Bolsonaro (PSL) é investigado por empregar funcionárias fantasmas e vê sua cúpula de governo envolvida num esquema de candidaturas laranjas, seu modelo de política, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode sofrer um impeachment após os depoimentos comprometedores do seu ex-advogado Michael Cohen.

O ex-defensor de Trump prestou depoimento no Congresso estadunidense, nesta quarta-feira (27), e, segundo a Rádio França Internacional, acusou o presidente dos EUA de tê-lo orientado a cometer um crime ao pedir que ele pagasse mulheres para que elas não falassem sobre os relacionamentos extraconjugais que tiveram com o então candidato a presidente. Cohen apresentou cópias de cheques que recebeu para fazer esses pagamentos, inclusive quando Trump já ocupava a Casa Branca.

Nesta quinta-feira (28), o advogado vai testemunhar na Comissão de Inteligência da Câmara dos Deputados dos EUA. Segundo a RFI, Cohen deve revelar novos “detalhes explosivos”, que incluem a intenção de construir uma Trump Tower em Moscou. Ainda de acordo com a publicação,  os democratas acreditam que o depoimento do advogado “têm o efeito de uma bomba e resultarão no impeachment do presidente, podendo até mesmo colocá-lo atrás das grades”.

Cohen também revelou que Roger Stone, amigo e conselheiro de Trump, falou ao então candidato Trump, em 2016, que tinha sido informado por Julian Assange que e-mails de Hillary Clinton e prejudiciais para a imagem da candidata democrata seriam publicados pelo WikiLeaks. No testemunho desta quinta, há a expectativa de que o advogado revele mais  indícios de tentativa de obstrução da justiça por parte de Trump.

A Câmara dos Deputados tem maioria democrata e, por isso, as declarações de Cohen pode ser suficiente para o início do processo de impeachment, uma vez que, nos EUA o procedimento tem somente a natureza política. Para a RFI, “independentemente de possíveis consequências políticas, os depoimentos de Cohen servem como confirmação de que, no mínimo, Trump tem uma tendência a comportamento questionável e a estar cercado por personagens de conduta antiética”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da RFI

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast