Emídio de Souza propõe paridade no Conselho de Ética da ALESP

Deputado Estadual Emidio de Souza é o relator do caso de abuso da deputada Isa Penna, assediada pelo deputado Fernando Cury (Cidadania

O deputado estadual de São Paulo, Emídio de Souza, propôs um projeto para que a Assembleia de São Paulo tenha paridade de homens e mulheres no Conselho de Ética .

Emídio foi relator do caso de abuso da colega Isa Penna (PSOL), que foi apalpada pelo deputado Fernando Cury (Cidadania). Emídio pediu a suspensão de Cury por seis meses, mas acabou derrotado em sua proposta, venceu a alternativa de 119 dias de afastamento. A votação que beneficiou Fernando teve apenas duas mulheres entre nove parlamentares.

Para impedir resultados como esse em possíveis processos que envolvam machismo e/ou preconceito de gênero, Emídio propõem que o Conselho de Ética seja formado por dez, e não nove deputados, como é atualmente.

“Me chamou a atenção a composição do Conselho, eram 7 homens e 2 mulheres, mais o Corregedor, membro nato, que também é homem. Então eu pensei que é hora gente avançar… A ALESP pode dar o exemplo, outras Assembleias, Câmaras Municipais e a Câmara Federal podem seguir… Mais espaço para as mulheres, na sua representatividade e na sua luta por direitos iguais,” diz Emídio.

Elas por Elas com Folha de São Paulo

Nádia Garcia, Agência Todas.