Deputado nordestino quer retratação de Diogo Mainardi

Inconformado com vitória do PT, comentarista da TV Globo chamou o Nordeste de “retrógado” e “bovino”

Sílvio Costa, do PSC de Pernambuco: agressão de Mainardi ao Nordeste é “inqualificável”

Titular do programa Manhattan Connection, da Rede Globo, no domingo das eleições (26), Mainardi fez uma análise agressiva e preconceituosa sobre o Nordeste. A revolta foi uma resposta à maioria de votos conquistada na região pela presidenta Dilma Rousseff.

“O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi bovino, sempre foi subalterno em relação ao poder, durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL (atual DEM) e, agora, com o PT”, bradou, de Veneza, na Itália, onde mora.

Indignado com o surto discriminatório de Mainardi, o deputado federal Sílvio Costa (PSC-PE) solicitou à Câmara dos Deputados que envie um ofício à TV Globo e ao jornalista, com um pedido de retratação.

Não é por menos. Após a contagem de votos e a vitória de Dilma nas urnas, o comentarista classificou a região de “atrasada, pouco educada e pouco construída”. Segundo Mainardi, o Nordeste tem “uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem”. E concluiu, irritado: “A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade está do outro lado”.

Ação judicial – O pernambucano Sílvio Costa decidiu, também divulgar uma nota à imprensa. Para ele, Diogo Mainardi ultrapassou todos os limites da ética, da liberdade de imprensa e da democracia quando fez a agressão, segundo ele, “sem precedentes, na história do jornalismo brasileiro ao povo nordestino”. Para o deputado, o discurso do comentarista, marca registrada dos tempos em que trabalhava para a revista Veja, da Editora Abril, foi “uma agressão inqualificável”.

De acordo com Costa, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), garantiu que, caso não seja feita uma retratação, o comentarista e a TV Globo serão acionados judicialmente.

Assista o vídeo com as declarações de Mainardi:


Por Rebeca Ramos, da Agência PT de Notícias

PT Cast