Deputado Sinésio Campos é eleito presidente do Parlamento Amazônico

Instituição é composta por nove estados que fazem parte da Amazônia Legal e discute temas importantes para a região, como queimadas e regularização fundiária

Reprodução Facebook

No momento em que a Amazônia sofre nas mãos do desgoverno Bolsonaro e preocupa o Brasil e o mundo, principalmente com o aumento descontrolado do desmatamento e das queimadas criminosas, o Parlamento Amazônico é uma das ferramentas importantes que os parlamentares possuem para proteger a floresta e as 25 milhões de pessoas que vivem na região. Para comandar as atividades da instituição no biênio 2019/2020, a Assembleia Geral do Parlamento Amazônico elegeu o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM).

O Parlamento Amazônico é uma instituição política criada há 20 anos e que congrega 9 Assembleias Legislativas dos Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.

Pela terceira vez eleito como presidente do Parlamento Amazônico, o parlamentar Sinésio Campos (PT-AM), em entrevista à Agência PT, comentou sobre a importância da entidade. “A Amazônia Legal representa 61% do território nacional e tem aproximadamente 25 milhões de moradores. As pautas do nosso Parlamento são voltadas aos interesses desses estados e desse povo, como meio ambiente, queimadas, mineração na Amazônia, regularização fundiária, imigração nas fronteiras da floresta, entre outras discussões.”

Campos explicou ainda sobre as reuniões itinerantes que acontecem durante o biênio. “Nós faremos encontros em cada Assembleia Legislativa, com discussão de três pautas em média, uma de interesse da Amazônia e duas de interesse do estado anfitrião. É fundamental o intercâmbio de informações entre os legislativos com pautas específicas dos estados”. A próxima reunião está marcada para o dia 31 de outubro em Rio Branco, no Acre.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast