Deputados fazem ato em defesa da Palestina

Parlamentares pedem cessar fogo e o estabelecimento permanente da paz

palestinalivre3

Parlamentares pedem fim dos bombardeios em Gaza

Parlamentares de diversos partidos realizaram, na tarde de terça-feira (15), no plenário da Câmara, um ato em defesa da Palestina, cuja população está sendo alvo de bombardeios por Israel. Os participantes do ato cobram um cessar fogo imediato e defendem uma solução da crise com base no diálogo, bem como a criação de um Estado Palestino soberano e autônomo.

“Não é possível assistir em silêncio e se omitir diante de tantas mortes de crianças e inocentes na Palestina”, diz Pedro Uczai (PT-SC). “A comunidade internacional precisa pressionar Israel para que haja um cessar fogo imediato e um acordo de paz”, afirmou Uczai.

Para Maria do Rosário (PT-RS), a situação da Palestina é “uma crise crônica da humanidade” e o ato expressou a solidariedade do Parlamento às vítimas dos bombardeios. Para ela, é necessário um amplo diálogo para que a paz na região seja obtida. “Reafirmamos a posição histórica brasileira, que é a defesa da existência dos dois Estados – Israel e Palestina – soberanos e legitimados pela comunidade internacional.

O agravamento dos tensionamentos, que leva aos assassinatos cruéis de crianças e de civis desprotegidos, deve ser alvo de forte repúdio e devemos solicitar às Nações Unidas que as negociações de paz não se restrinjam aos países que compõem o Conselho de Segurança”, propôs a parlamentar.

O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP) e os deputados Afonso Florence (PT-BA), Amauri Teixeira (PT-BA), Iriny Lopes (PT-ES), Jesus Rodrigues (PT-PI) e Jorge Bittar (PT-RJ) também participaram do ato.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara