Diário da Vigília Lula Livre!

 

2018
30/05/2018

DANNY GLOVER DÁ BOA NOITE A LULA

Danny Glover participou na noite desta quarta-feira (30) do “Boa noite, presidente Lula” na Vigília Lula Livre, em Curitiba

O embaixador da ONU para os direitos humanos e questões raciais, o ator norte-americano Danny Glover, participou do “Boa Noite” ao ex-presidente Lula e encantou os militantes que estão na Vigília Democrática #LulaLivre com sua energia e disposição para apoiar a democracia no Brasil. Conforme ele mesmo disse, “o mundo acompanha o que está sendo feito no Brasil e sabe que, para a grande maioria do povo, não existe plano B, plano C ou plano X: só o que existe é o PLANO LULA”. O ator é um amigo de longa data do ex-presidente. Glover esteve nesta semana no Rio de Janeiro, onde visitou a família de Marielle Franco, vereadora assassinada no dia 14 de março.

30/05/2018

PT DIVULGA LANÇAMENTO DE PRÉ-CANDIDATURA DE LULA

29/05/2018

DECISÃO EM PRIMEIRA INSTÂNCIA DETERMINA RETIRADA DE TENDAS

A Vigília Lula Livre, situada nos arredores da sede da Polícia Federal no Paraná, seguirá em plena atividade até que ocorra a libertação de Luiz Inácio Lula da Silva, preso político em Curitiba.

Isso porque a coordenação da vigília decidiu manter a mobilização tal qual estava, seguindo à risca acordo firmado entre coordenação da vigília, Secretaria de Segurança do Estado do Paraná e Prefeitura de Curitiba.

No último dia 28, decisão proferida por um juiz de primeira instância de Curitiba determinou que seja desconsiderado o acordo público firmado entre todas as partes envolvidas, sob pena de retirada à força das quatro tendas erguidas pela vigília no espaço público nos arredores da PF.

O presidente estadual do PT, Dr. Rosinha, informou que irá recorrer da decisão no tribunal de Justiça do Paraná, uma vez que se trata de “medida arbitrária e contrária a um acordo assinado pela Prefeitura de Curitiba por meio de sua procuradora oficial.”

Até que a decisão do juiz de primeira instância seja revista no TJ-PR, a coordenação da vigília em nada alterará sua mobilização.

29/05/2018

MAIS DE 300 INTELECTUAIS ASSINAM MANIFESTO POR LULA LIVRE

Lula participa de ato com artistas e intelectuais em São Paulo

Mais de 300 intelectuais de todo o mundo assinaram um manifesto pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os signatários, há nomes como Angela Davis, Boaventura de Souza, Leonardo Padura, Slavoj Žižek e Thomas Piketty. No manifesto, os intelectuais afirmam que Lula é um preso político e pedem para a comunidade internacional tratá-lo desta forma. Na petição, qualificam o processo do tríplex de “kafkiano” e criticam a conduta do juiz Sérgio Moro, que “escolheu o réu e, atuando como investigador, promotor e juiz, condenou-o por ter cometido ‘atos de ofício indeterminados de corrupção’.”

 

28/05/2018

BRASILEIROS LEVAM CARTA E ABAIXO-ASSINADO A COMITÊ DO NOBEL

A professora Márcia e o engenheiro João de Alemar: do Brasil à Noruega por Lula

Um casal de brasileiros resolveu por conta própria somar-se ao esforço do argentino e de todos os milhares que lutam pela mesma causa. A motivação veio da indignação de ver uma juíza do Paraná proibir a visita de Esquivel ao ex-presidente.

A professora Márcia Zupelari Nyilas e o engenheiro João Gilfredo de Alemar Junior embarcaram para Oslo, na Noruega, com uma missão: entregar uma carta ao Comitê Nobel Norueguês com os motivos para que Lula seja escolhido para receber o Prêmio Nobel da Paz.

Eles levam duas cópias do documento junto com um abaixo-assinado, uma para ser entregue ao comitê norueguês e outra ao comitê sueco, em Estocolmo. Keiji Kanashiro, um dos fundadores do PT e ex-secretário executivo do Ministério dos Transportes no governo Lula, junto com outras dezenas de pessoas, também assina a carta.

27/05/2018

ATOS EM CURITIBA MARCAM 50 DIAS DE LUTA

No dia em que a Vigília Lula Livre completa 50 dias, Curitiba provou, mais uma vez, que se tornou a “República da Resistência”. Bandeiras vermelhas coloriram o tradicional Largo da Ordem em um bandeiraço que reuniu militantes, apoiadores de Lula, lideranças políticas e representantes dos movimentos sociais abrindo as atividades de lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República.

Durante a concentração, manifestantes carregavam cartazes em defesa de Lula e denunciando o juiz Sergio Moro, que condenou Lula sem provas, e o golpe. Também foram entoados gritos de guerra como “Lula Presidente”. Logo depois do bandeiraço, o povo se dirigiu para a Vigília Lula Livre, onde um ato político foi realizado em frente a sede da Polícia Federal, local está como preso político desde 7 de abril.

25/05/2018

CENTENAS DE AGRICULTORES FAMILIARES CHEGAM A CURITIBA

Trabalhadores e trabalhadoras da Agricultura Familiar doaram nesta sexta (25) alimentos para a Vigília Lula Livre

Centenas de agricultores chegaram a Curitiba onde realizam uma série de debates sobre as políticas de Lula e os desmontes de Temer. Os agricultores desembarcaram em Curitiba onde encerram a IV Caravana da Agricultura Familiar, coordenada pelo presidente da Fetraf-PR, Neveraldo Oliboni. O coordenador nacional da Contraf, Marcos Rochinski, explica que a caravana promoveu debates sobre a agricultura familiar no interior do estado e encerrou sua última viagem em Curitiba, como forma de protestar contra a prisão política do ex-presidente Lula e denunciar os desmontes promovidos pelo governo golpista das políticas de agricultura.
24/05/2018

PAULO PIMENTA E JOSÉ GUIMARÃES VISITAM LULA

 

Paulo Pimenta e José Guimarães visitam Lula

Os deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS) e José Guimarães (PT-CE), líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara e Oposição, respectivamente, visitaram, na tarde desta quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Curitiba.

Ao deixarem a sede da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, os deputados disseram ter encontrado um ex-presidente bem de saúde, indignado com a situação do país, mas motivado para disputar as eleições presidenciais e voltar a transformar o Brasil.

21/05/2018

ZECA LEVA REVADO DE ZÉ DIRCEU À VIGÍLIA

Zeca Dirceu participa do Bom dia, Lula

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) participou na manha desta segunda-feira (21) do “Bom dia, presidente Lula”, tradicionalmente feito todos os dias as 9 horas da manhã na Vigília Lula Livre, em Curitiba. Também falou sobre a perseguição a seu pai, José Dirceu, mas disse que ele está firme, convicto de sua inocência, e conclamou as pessoas a permanecerem na luta. “Trago também uma mensagem de meu pai que foi preso na última semana mas também está firme, determinado e convicto de sua inocência da luta que precisamos travar”.
21/05/2018

WADIH DAMOUS VIVISTA LULA NA CONDIÇÃO DE SEU ADVOGADO

Wadih leva recado de Lula a Vigília

O deputado federal Wadih Damous visitou nesta segunda-feira (21) o ex-presidente Lula na condição de seu advogado e, após o encontro, retransmitiu o recado de Lula ao povo brasileiro. Segundo Wadih, Lula pediu que os movimentos sociais, a militânciae lideranças políticas se mobilizem em todos os estados do país para o lançamento de sua pré-candidatura à Presidência da República no próximo dia 27.

“O presidente Lula pediu que enfatizasse a todos vocês que no dia 27 de maio, é muito importante que cada cidade brasileira, cada comitê e cada diretório do PT se organize para lançar sua pré-candidatura. Vamos deixar claro que Lula é o nosso candidato à Presidência da República”, afirmou Wadih.

21/05/2018

MARTVS: “A BANDEIRA DO POVO NEGRO É A LIBERDADE DE LULA”

Martvs das Chagas na Vigília Lula Livre

“Estamos aqui para denunciar o caráter racista dogolpe de 2016, que minou todos os avanços sociais que conquistamos durante os governos de Lula e da Dilma. Existe uma conseqüência nefasta do golpe sobre a população negra”, declarou o secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT, Martvs das Chagas.

Ele fez um paralelo das injustiças cometidas contra Lula, preso injustamente em um processo sem provas, com o que acontece com o povo negro. “O que acontece com Lula acontece todo dia com cada um de nós. A luta não é só pela liberdade do presidente. Acabamos de completar 130 anos de uma abolição inacabada que nos colocou no substrato social brasileiro”.

Ainda sobre as ações do movimento negro em defesa de Lula, Martvs contou que a ideia é realizar um grande congresso em Curitiba no mês de junho com artistas, lideranças e intelectuais negros.

21/05/2018

PADRE JÚLIO LANCELOTTI VISITA LULA

O padre Júlio Lancelotti, conhecido por seu histórico de atuação junto aos movimentos sociais de São Paulo, visitou o ex-presidente Lula. Ele disse que encontrou o ex-presidente bem humorado e forte, mas preocupado com as condições de vida do povo brasileiro, a cada dia piores desde o golpe de 2016. Lula mandou um abraço aos moradores de rua, pobres e catadores do Brasil.

21/05/2018

INSTITUTLO LULA JÁ RECEBEU 15 MIL CARTAS

Central Cartas para Lula em Belo Horizonte

20/05/2018

Moradores de Curitiba participam de ação em apoio à Vigília

Moradores do Santa Cândida fazem reunião para reafirmar apoio a vigília Lula livre

Na tarde de domingo (20), a Vigília Lula Livre realizou uma ação junto aos moradores do bairro Santa Cândida, onde fica a Praça Olga Benário. Munidos de uma carta de agradecimento e solidariedade e uma flor, os participantes da Vigília visitaram os residentes.

A carta agradece a compreensão dos habitantes locais e diz porque manter a resistência por #LulaLivre é uma ação que remete a todo o país e é de interesse de todos brasileiros que desejam a retomada da democracia com a participação legítima de Lula nas eleições.

19/05/2018

DELEGAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS VISITA VIGÍLIA

Nilma e Vannuchi no “bom dia, Lula”

O ex-ministro de Direitos Humanos de Lula Paulo Vannuchi e a ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos de Dilma Nilma Lino Gomes participaram neste sábado (19) do tradicional “Bom Dia, Lula”.

Após o “bom dia”, Vannuchi contou aos presentes que foi formada uma delegação de dirigentes de Direitos Humanos para denunciar o tratamento cruel e a falta de respeito à democracia, aos direitos individuais e à dignidade por parte da Operação Lava Jato.

18/05/2018

NILMÁRIO MIRANDA CRITICA ISOLAMENTO IMPOSTO A LULA

Nilmário participa de ato na Vigília Lula Livre

Nem mesmo nos anos da ditadura os presos políticos eram vítima de tamanha privação de direitos humanos como a proibição de visitas, criticou o ex-secretário de Direitos Humanos do governo Lula, Nilmário Miranda, durante visita nesta sexta-feira (18) à vigília democrática Lula livre em Curitiba, nas imediações do prédio onde o ex-presidente é mantido como preso político desde o último dia 7 de abril.

“Fui preso político no tempo da ditadura. Estive em 73 no Carandiru, e mesmo durante o período de terror sob vigência de Médice, do AI-5, que matou, torturou e até desapareceram pessoas, até assim tínhamos direito a visitas de amigos, advogados e familiares. Acho espantosa essa dificuldade para visitar Lula. É quase uma pena adicional que não tem amparo na legislação”, afirmou Nilmário, contando sobre sua experiência.

17/05/2018

HADDAD E GLEISI VISITAM LULA E DESTACAM VIGOR DO EX-PRESIDENTE

Presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e coordenador do Plano Lula de Governo, Fernando Haddad

No dia 17 de maio, o ex-ministro Fernando Haddad, responsável pela formulação do programa de governo do ex-presidente, e a senadora e presidenta nacional Gleisi Hoffmann estiveram com Lula e reforçaram seu vigor em discutir os principais temas que afligem o Brasil e suas soluções para sair da crise.

16/05/2018

MANUELA: “LULA LIVRE É A BANDEIRA QUE DEVE UNIR A TODOS”

Manuela D’Ávila em ato na Vigília Lula Livre na quarta-feira (16/05)

A deputada estadual do PCdoB Manuela D’Ávila visitou no dia 16 de maio a Vigília Lula Livre, em Curitiba. A parlamentar falou sobre a injustiça cometida contra o ex-presidente e destacou o apoio de seu partido, o PCdoB, na defesa de Lula. “Sempre que venho aqui sinto uma mistura de sensações. Tenho esperança de saber que muitas vozes seguem gritando para que Lula seja livre para reencontrar seu povo”, afirmou Manuela.

15/05/2018

DOAÇÕES AJUDAM A MANTER A RESISTÊNCIA PACÍFICA POR LULA LIVRE

Quando completou 38 dias, o acampamento Marisa Letícia e a Vigília Lula Livre recebeu mais uma demonstração de solidariedade. No dia 15 de maio, a tenda das doações, que conta com uma equipe para organizar e distribuir as ajudas que chegam, recebeu mais mantimentos, comida, vestimentas e água.

14/05/2018

MONGE BARROS CONTA EM CARTA EMOCIONANTE ENCONTRO COM LULA

Monge Marcelo Barros fala na Vigília

O monge beneditino Marcelo Barros visitou no dia 14 de maio o ex-presidente Lula  e contou que o  encontrou com muita força, mas indignado com sua prisão política. “O encontrei muito sereno, bem desaúde, bem disposto e com a cabeça muito boa. Ele mandou um recado para vocês: disse que a força dele é sentir a unidade de vocês e que ele está consciente de ser vítima de uma armação política”, contou.

12/05/2018

HERSON CAPRI: POVO PRECISA SAIR DA MESMICE DA MÍDIA TRADICIONAL

Junto com outros apoiadores da democracia, Herson Capri dá bom dia ao ex-presidente Lula

O ator da TV Globo Herson Capri visitou no dia 12 de maio a Vigília Lula Livre em Curitiba, e participou do já tradicional Bom Dia ao ex-presidente Lula. Ele circulou pelas ruas do entorno da sede da Polícia Federal, conversou com os defensores de Lula e da democracia que habitam a vigília e deu um emocionado depoimento sobre o ex-presidente e a atual situação brasileira, que tem sua democracia ameaçada pela prisão arbitrária do líder das pesquisas sobre a corrida presidencial.

10/05/2018

SANFONEIRO VIAJA DE PERNAMBUCO A CURITIBA PARA TOCAR PARA LULA

 

Sanfoneiro no Acampamento Lula Livre

“Minha vida é andar por este país” é um dos trechos da música de Luiz Gonzaga que o pernambucano Leo Damasceno levou na bagagem junto com sua sanfona para tocar na visita que fez em solidariedade ao ex-presidente Lula, no dia 10 de maio, em Curitiba. Damasceno, que é deficiente visual, ficou no acampamento Marisa Lula Letícia, montado em um terreno próximo ao prédio da Superintendência da Polícia Federal.

 

08/05/2018

JUÍZA CONFIRMA EXCEÇÃO, E COMISSÃO DE DH É IMPEDIDA DE VER LULA

ela segunda vez, parlamentares da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados foram impedidos no dia 8 de maio de cumprir determinação que receberam da Casa, de visitar as instalações da Polícia Federal em Curitiba para averiguação das condições em que se encontra encarcerado politicamente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

08/05/2018

PM QUEBRA ACORDO E ABANDONA SEGURANÇA DA VIGÍLIA

A Polícia Militar do Paraná retirou no dia 8 de maio as viaturas que faziam a segurança das imediações do prédio da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. As viaturas estavam ali desde que fora formado um acordo entre os organizadores da vigília e as autoridades do governo paranaense e da Prefeitura de Curitiba, depois que uma pessoa ainda não identificada pela polícia disparou mais de 20 tiros contra o acampamento Marisa Letícia

07/05/2018

CARAVANA LULA PELO PIAUÍ LEVA CAMPANHA A TODO O ESTADO

Caravana Lula livre no Piauí percorre vários municípios

A Caravana Lula Livre Piauí completou, no dia 7 de maio, a marca de 46 municípios visitados. A cada pedaço de chão percorrido aumenta a adesão de populares e lideranças políticas de outras siglas que compreendem que a prisão de Lula é política e visa, exclusivamente, inviabilizar sua candidatura a presidência do país.

07/05/2018

ATO NA JUSTIÇA E PANFLETAÇO MARCAM 30 DIAS DE PRISÃO POLÍTICA

Panfletagem no centro de Curtiba

Os 30 dias completados no 7 de maio da prisão política de Luiz Inácio Lula da Silva na Polícia Federal em Curitiba foram marcados por atos e protestos em Curitiba. Centenas de simpatizantes ocuparam a praça Osório, na tradicional Boca Maldita da capital paranaense, e distribuiram panfletos à população para marcar este mês de resistência.

07/05/2018

“SOU CANDIDATÍSSIMO”, DIZ LULA A LEONARDO BOFF

 

A chuva não intimidou nem Boff nem aqueles que se põem ao lado de Lula em seu cárcere político

O teólogo Frei Leonardo Boff visitou o ex-presidente Lula em seu cárcere político em Curitiba no dia 7 de maio.  Ele esteve por uma hora e meia com o ex-presidente e depois reportou sua conversa ao povo que permanece em vigília em frente ao prédio da Polícia Federal. Segundo o religioso, Lula está bem, está forte, está determinado e também indignado com a injustiça que o encarcera. “Ele me disse: ‘sou candidatíssimo à Presidência da República‘”.

04/05/2018

SENADORES CONDENAM NOVO ATAQUE A ACAMPAMENTO EM CURITIBA

O senador petista Humberto Costa

Os líderes do PT no SenadoLindbergh Farias (RJ) e da Oposição, Humberto Costa (PT-PE) se manifestaram no dia 4 de maio, após Gastão Schefer Neto, delegado da Polícia Federal, ter destruído o equipamento de som utilizado pelos cidadãos que ocupavam a esquina democrática Olga Benário. O agressor, identificado é conhecido por fazer campanha sistemática nas redes contra movimentos sociais e partidos de esquerda.

02/05/2018

LUCÉLIA SANTOS: “É MANIPULAÇÃO PARA TIRAR LULA DAS URNAS”

A atriz Lucélia Santos na vigília Lula livre, em Curitiba

“Se a eleição fosse hoje Lula ganharia no primeiro turno. É isso que não querem e é isso que a gente tem que denunciar.” A denúncia é feira pela atriz Lucélia Santos, que desde o 1º de maio está em Curitiba somando-se aos milhares de homens e mulheres que seguem em vigília em nome da inocência de Lula, de sua prisão política e de sua condenação política.

02/05/2018

GLEISI E JAQUES VISITAM LULA: “ELE ESTÁ INDIGNADO COM O QUE ACONTECE”

Gleisi Hoffmann e Jaques Wagner falam sobre visita ao presidente Lula em entrevista coletiva nesta quinta (3) na Vigília Lula Livre

Em acordo entre a família de Lula, a defesa e a Polícia Federal, autorizado pela juíza Carolina Lebbos, segundo o qual a hora final das quintas-feiras, dia de visita familiar, pode ser utilizada para visitas de amigos autorizados pelo ex-presidente. Assim, no dia 2 de maio, a presidenta nacional do PT  Gleisi Hoffmann e o ex-governador Jaques Wagner puderam visitar Lula, que é mantido como preso político no prédio da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

01/05/2018

LULA LIVRE GANHA O MUNDO NO 1º DE MAIO

1º de Maio tem atos por Lula Livre por todo o Brasil

Não foi só no Brasil que os trabalhadores bradaram Lula Livre! no dia 1º de Maio. Em diversas cidades do mundo, a solidariedade e a revolta contra prisão política de Luiz Inácio lula da Silva puderam ser vistas nas manifestações de rua quye marcaram o Dia Internacional do Trabalhador. Houve manifestações na Cidade do México, Nova Iorque, Hamburgo e diversos outras cidades importantes do mundo.

01/05/2018

MARCHA COLORE CURITIBA COM LUTA E RESISTÊNCIA NO 1º DE MAIO

Ato de 1º de Maio unificado em Curitiba

Uma onda vermelha tomou as ruas de Curitiba já nas primeiras horas deste histórico 1º de Maio, consolidando a capital paranaense como a capital da resistência. Mais de 50 mil pessoas, além da histórica união das sete centrais sindicais em defesa do mesmo objetivo: a liberdade de Lula. “Nós permaneceremos na rua até que Lula esteja livre para continuar conosco em nossa caminhada.” disse o líder do  PT na Câmara, deputado  Paulo Pimenta

30/04/2018

CARAVANA DAS ÁGUAS PERCORRE O AMAZONAS

Caravana das Águas hoje, em Iranduba, no Amazonas. Barcos cruzam o Rio Solimões.

Centenas de pessoas promoveram no dia 30 de abril no estado do Amazonas a Caravana das Águas Lula Livre. As embarcações saíram da cidade de Iranduba, ao lado de Manaus, e subiram o rio Solimões com destino à Ilha da Paciência. Antes de iniciar a travessia, os militantes fizeram um “Bom dia, Lula!” às margens do maior rio do mundo.

29/04/2018

LINDBERGH PASSA A NOITE NO ACAMPAMENTO

Lindbergh Farias na Vigília Lula Livre

O senador Lindbergh Farias puxou o bom dia ao presidente Lula na manhã do dia 29 de abril. Depois de passar a noite no acampamento Marisa Leticia, atacado a tiros na madrugada do dia anterior, Lindbergh disse estar emocionado com a resistência democrática em Curitiba. “Se acharam que iam nos desmobilizar, quebraram a cara. Esse acampamento e a resistência vão crescer. Tem gente chegando do País inteiro”, afirmou.

29/04/2018

DIA DE RESISTÊNCIA TERMINA COM LINDA MENSAGEM DE LULA

Gleisi Hoffmann com Jefferson Lima, sobrevivente do atentado contra o acampamento da Vigília Lula Livre em Curitiba

O tiro covarde que acertou Jeferson Lima de Menezes chegou até o ex-presidente Lula, que se comoveu com a história do guerreiro que completaria seu aniversário no hospital. “Fiquei indignado com mais este ataque aos companheiros e companheiras que lutam pela justiça em nosso país. Quero mandar um abraço de solidariedade ao Jeferson, à Márcia, às famílias e aos amigos que sofreram junto com eles. Eu também sofri”, escreveu Lula.

28/04/2018

EM ATAQUE COVARDE, TIROS SÃO DISPARADOS CONTRA ACAMPAMENTO

A vigília Lula Livre e as diversas organizações que a integram repudiaram de forma veemente o ataque a tiros contra o acampamento Marisa Letícia, ocorrido na madrugada do dia 28) e que resultou em duas pessoas feridas, uma delas de forma grave, com um tiro no pescoço.

A sorte de não ter havido vítimas fatais não diminui o fato da tentativa de homicídio, motivada pelo ódio e provocação de quem não aceita que a vigília é pacífica, alcança três semanas e vai receber um Primeiro de Maio com presença massiva em Curitiba. Não nos intimidarão!

27/04/2018

DOAÇÕES SOLIDÁRIAS SUSTENTAM VIGÍLIA LULA LIVRE EM CURITIBA

Marcio Macedo e João Paulo do MST mostram alimentos doados ao acampamento em Curitiba

A solidariedade materializada nas doações sustentam a Vigília Lula Livre física e simbolicamente em Curitiba. Todos os dias chegam à operativa da Frente Brasil Popular alimentos, bebidas, roupas e até eletrodomésticos. Somente no dia 27 de abril foram arrecadados R$ 700, usados para comprar o freezer que está no acampamento Marisa Leticia.

25/04/2018

JUÍZA PROÍBE ENTRADA DE MÉDICO DE LULA NA PF

A juíza Carolina Lebbos proibiu, no dia 25 de abril, que o médico de Lula examinasse seu paciente, nas dependências da sede da Polícia federal em Curitiba. A magistrada, que tem por incumbência analisar e decidir toda e qualquer questão a respeito do encarceramento de Lula, mais uma vez contrariou a lei para prejudicar a integridade do ex-presidente.

25/04/2018

COMISSÃO CONSTATA VIOLAÇÕES EM CONFINAMENTO DE LULA

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (25) relatório do senador João Capiberibe (PSB-AP) referente à diligência do colegiado realizada na Superintendência da Policia Federal, em Curitiba, na última semana. No texto, Capiberibe afirma que os parlamentares que participaram da diligência constataram “explícita violação” da Lei de Execução Penal (Lei 7.210/1984) no que tange ao direito de o cidadão em confinamento ter acesso a visita de cônjuge, companheira, parentes e amigos em dias determinados.

24/04/2018

JUIZA DESRESPEITA PRERROGATIVAS DO LEGISLATIVO

Paulo Lula Pimenta (PT-RS), coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados

Os deputados federais Paulo Pimenta (PT-RS), Paulo Teixeira (PT-SP) e Wadih Damous (PT-RJ), integrantes da Comissão Externa da Câmara designada para fazer uma visita de inspeção na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, tiveram sua entrada no prédio barrada pela juíza Carolina Moura Lebbos no dia 24 de abril.

24/04/2018

EQUATORIANO VIAJA DEZ DIAS DE CARONA ATÉ A VIGÍLIA

equatoriano Carlos Alberto Velásquez, médico naturista, chegou no dia 24 de abril para apoiar Lula e defender a democracia na América Latina. “Vim suplicar: deixem Lula sair. Ele é único. Ele é o sorriso de toda a América Latina, da diversidade, das pessoas que queremos ser livres”, diz.

24/04/2018

PLANO LULA DE GOVERNO É APRESENTADO EM CURITIBA

Transformada no centro de atividades do PT desde a prisão política de Lula, Curitiba foi a cidade escolhida para a apresentação na tarde do dia 24 de abril da comissão, cronograma e metodologia do Plano Lula de Governo, criado a partir de meses de trabalho realizado pelo partido em conjunto com a Fundação Perseu Abramo, além de grande participação acadêmica e popular na definição das prioridades previstas no programa.

23/04/2018

DILMA É BARRADA E NÃO CONSEGUE VISITAR LULA

Dilma Rousseff, Gleisi Hoffmann, Eleonora Menicucci, Maria do Rosário, Roberto Requião e Lindbergh Farias na Polícia Federal em Curitiba

A presidenta eleita pelo povo Dilma Rousseff foi barrada pela PF e não pôde visitar Lula no dia 23 de abril. “É uma situação bastante estranha porque o presidente Lula não tem justificativa para estar isolado ou em regime especial de prisão e que pessoas que o conhecem não possam vê-lo. Isso para mim é muito estranho porque eu tenho uma certa experiência em ficar presa”, disse Dilma.

19/04/2018

Nobel da Paz é impedido de visitar Lula

Leonardo Boff aguarda em frente ao prédio da Superintendência da PF em Curitiba para ver Lula

A cidade de Curitiba foi cenário na quinta-feira (19) de mais um episódio arbitrário de quebra institucional ao assistir um prêmio Nobel da Paz, assegurado pelas Regras de Mandela, ser impedido de visitar um preso político. O pedido para encontrar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confinado na Superintendência da Polícia Federal há 13 dias, partiu de Adolfo Perez Esquivel, que pretendia realizar uma visita humanitária a Lula. O teólogo e expoente da Teologia da Libertação, Leonardo Boff, também teve seu pedido de visita a Lula negado.

19/04/2018

ARTISTAS GRAVAM VÍDEOS EM APOIO A LULA

Ator Tonico Pereira

Diversos representantes da classe artística se manifestaram contra o caráter político da prisão de Lula. Dentre eles o ator Tonico Pereira, amigo do ex-presidente Lula e militante do Partido dos Trabalhadores desde a década de 1980, gravou no dia 19 de abril mensagem de repúdio à sua prisão política e se dispôs a manter a luta a seu favor.

Também no dia 19 de abril, a atriz Bete Mendes seguiu o exemplo de Tonico Pereira e enviou a Lula mais uma mensagem de apoio. “Estamos chocados com essa justiça que diz que você cometeu um crime e não apresenta prova nenhuma”, diz Bete Mendes A cantora carioca segue o exemplo de diversos outros artistas brasileiros e também presta apoio ao ex-presidente Lula.

18/04/2018

PARTIDOS LANÇAM FRENTE PELA DEMOCRACIA, SOBERANIA E DIREITOS DO POVO

Presidenta Nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, em reunião da Frente pela Democracia na sede do PDT em Brasília

Sete partidos do campo progressista — PT, PCdoB, PSB, PCO, PSOL, PCB e PDT — lançaram no dia 18 de abril a Frente pela Democracia, Soberania e Direitos do Povo Brasileiro. Essa articulação, sem finalidades eleitorais, pretende organizar as ações políticas de resistência aos ataques às liberdades democráticas, direitos sociais e patrimônio nacional, assim como o combate à violência política disseminada pela extrema direita no País. As frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular também integram esse bloco.

18/04/2018

FINANCIAMENTO DA VIGÍLIA ALCANÇA R$ 500 MIL

A campanha de financiamento coletivo do acampamento da Vigília Lula Livre em Curitiba conseguiu, no dia 18 de abril, chegar à marca de R$ 500 mil. A plataforma pode ser acessada em vigilialulalivre.pt.org.br.

17/04/2018

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO VISITA LULA NA PF

Senadores visitaram Lula na Polícia Federal

Um grupo de 11 senadores da Comissão de Direitos Humanos (CDH) visita Lula. Os senadores afirmaram que o ex-presidente é mantido em condições dignas, mas preocuparam-se com o grau de isolamento ao qual está submetido. De acordo com os senadores, Lula se mantém animado e pediu para levar ao povo a mensagem de que a luta pela democracia não pode parar.

17/04/2018

LIDERANÇAS LATINAS VISITAM VIGÍLIA EM APOIO A LULA

José Schulman, da Liga Argentina de Direitos Humanos, em evento internacional em defesa de Lula em Curitiba

A Vigília Lula Livre em Curitiba recebeu no dia 17 de abril a visita solidária de lideranças argentinas que vieram apoiar o ex-presidente Lula. Raul Montenegro, prêmio Nobel Alternativo; Cecília Merchan, deputada do Parlasul; e José Schulman, da Liga Argentina de Direitos Humanos, manifestaram preocupação com a perseguição judicial a Lula e a outras lideranças latino-americanas.

17/04/2018

Integrantes do acampamento são agredidos em Curitiba

Após acordo com o poder público para garantir o direito à livre manifestação e a segurança de todos, as barracas de pernoite do acampamento foram transferidas para um terreno privado. Na noite do dia 17 de abril, um grupo organizado pela direita atacou de maneira covarde integrantes do MST que se dirigiam ao local.

PT Cast