Dias Toffoli elogia o andamento das eleições 2014

Toffoli elogiou a campanha promovida pelos candidatos à presidência, pelo nível do debate eleitoral e classificou como sendo uma campanha bastante propositiva

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, disse neste domingo (5), em entrevista coletiva realizada na sede do tribunal em Brasília, que a segurança das urnas é garantida e que as ocorrências acontecem dentro na normalidade. “As ocorrências estão dentro de um padrão de normalidade, dentro de estatísticas históricas no nosso País, nada de anormal, nada de excepcional”, afirmou.

Para Toffoli, os problemas apresentados são esperados diante da dimensão do processo eleitoral brasileiro, considerado o quatro maior colégio eleitoral do mundo, perdendo apenas para a Índia, EUA e Indonésia.

São 32 partidos, cerca de 22 mil candidatos e mais de 142,8 milhões de eleitores participando do processo eleitoral brasileiro de 2014 e nenhum questionamento oficial registado.

Toffoli elogiou a campanha promovida pelos candidatos à presidência, pelo nível do debate eleitoral e classificou como sendo uma campanha bastante propositiva. “A eleição presidencial mais tranquila desde a redemocratização do estado brasileiro”, declarou.

Balanço – Até às 16h51 deste domingo (5), o TSE registrou 3.091 ocorrências envolvendo candidatos e eleitores em todo o País, com ou sem prisão. Foram presos 80 candidatos e 1.129 não candidatos.

O crime de boca de urna teve o maior número de incidências, com 1.319 registros, computando 41 candidatos e 749 eleitores presos por essa prática.

Outras ocorrências registradas dão conta dos crimes de divulgação de propaganda, transporte ilegal de eleitores, fornecimento ilegal de alimento, corrupção eleitoral, entre outros.

No exterior – Pelo menos 69 países dos 89 onde os brasileiros podem votar já encerraram as eleições. A Nova Zelândia foi o primeiro país concluir a votação, que começou às 8h do horário local, 17h de ontem pelo horário de Brasília. Os resultados só começarão a ser divulgados às 19h.

De acordo com o presidente do TSE não houve registro de problemas durante a votação nesses países. Por conta do fuso horário as últimas cidades a votar serão Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos e Vancouver, no Canadá. A votação termina às 21h, no horário de Brasília.

As votações foram concluídas também na Austrália, China, Cingapura, Coreia do Sul, nos Emirados Árabes, nas Filipinas, no Japão, Malásia, Tailândia, Taiwan, Indonésia, na Índia e na Rússia. Ao todo, são 89 países. Os Estados Unidos concentram o maior número de eleitores que vivem fora do Brasil e estão aptos a votar, com 112,2 mil pessoas.

Estrangeiros – Representantes de 21 países acompanham a organização das eleições no Brasil. Pela manhã eles acompanharam a abertura das sessões e vão participar até a totalização dos votos. Na sexta-feira (3), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, acompanhou os estrangeiros que foram conhecer o TSE. Jobim explicou sobre a história política do país e falou sobre o cenário atual. O ministro do TSE, Henrique Neves, explicou como funciona a organização das eleições.
Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast