Dilma: 2º golpe que Brasil pode sofrer é impedir candidatura de Lula

Em encontro de mulheres eleitas do PT, em Brasília, presidenta declarou que o golpe ainda não acabou e ressaltou o papel das mulheres na luta democrática

Lula Marques/Agência PT

Dilma Mulheres Eleitas

Para a presidenta eleita Dilma Rousseff, o segundo golpe que o Brasil pode sofrer é que impeçam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ser candidato a presidente em 2018, seja por uma injusta condenação ou não havendo eleição.

“O golpe não acabou. O segundo ato vai ser disputado em 2018 e para ele que nós temos de nos preparar”, afirmou Dilma durante o Encontro Nacional de Mulheres Eleitas do PT, na noite desta sexta-feira (17).

Para Dilma, mesmo que o Brasil não esteja vivendo uma ditadura, a democracia foi corrompida e segmentos da sociedade foram invadidos por medidas de exceção.

“Nós estamos em um momento em que a democracia no Brasil está sofrendo avanços de medidas excepcionais”, declarou.

Uma das provas disso é o que chamou de “a justiça do inimigo para cima do Lula”. “A justiça do inimigo para cima do Lula é ao invés do Lula ser julgado, ele é considerado inimigo, então ele tem que ser destruído”.

“Só temos uma grande arma contra isso, é a arma da democracia”, afirmou, enfatizando que apenas eleições diretas podem retomar o estado democrático.

Nesse cenário, Dilma destacou o papel das mulheres na luta democrática e afirmou que o século XXI é o século das mulheres.

“Não só aqui no Brasil, mas no mundo, o que se tem visto é que as posições mais avançadas, mais comprometidas, mais determinadas, mais empenhadas são das mulheres. No Brasil, as mulheres cumprem papel essencial. Acho que as mulheres desse País têm noção mais clara do que se passa, são mais desconfiadas, não são fáceis de serem enganadas. Acredito que nós temos esse compromisso com a questão democrática e de tentar impedir o retrocesso”.

Encontro Nacional de Mulheres Eleitas

O 2º Encontro Nacional de Mulheres Eleitas, realizado pela Secretaria de Mulheres do PT, acontece em Brasília nesta sexta-feira (17) e sábado (18). Participam do evento prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras eleitas em 2016.

Deputadas e senadoras como Gleisi Hoffmann, Maria do Rosário e Benedita da Silva, além do presidente nacional do PT, Rui Falcão, também estiveram presentes no primeiro dia do encontro.

Veja a programação do segundo dia:

9h – Políticas públicas para as mulheres: porque devemos lutar por elas?

  • Eleonora Menicucci – Ex-Ministra da Sec. de Pol. Para Mulheres no Governo Dilma
  • Teresa Cristina – Ex-Secretária de Políticas para Mulheres de Goiânia – GO
  • Isolda Dantas – Vereadora e Ex-Secretária de Cultura de Mossoró – RN

12h30 – Almoço

14h –  Roda de conversa: Nada simples, nada complicado – experiências e desafios em cargos de poder e decisão.

  • Ana Affonso – Vereadora de São Leopoldo – RS
  • Benedita da Silva – Dep. Federal, Ex-Governadora, Ex-Vereadora – RJ
  • Ivelina Araújo – Vereadora de Assis Brasil – AC
  • Selma Bastos – Prefeita Cidade de Goiás – GO

18h – Encerramento

 

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast