Diretórios do PT debatem novo programa coletivo para o Brasil

Reunião organizada pelo Diretório Nacional e FPA debateu programa Brasil que o Povo Quer com Lula, Gleisi, diretórios estaduais e de capitais

Paulo Pinto/Agência PT

Reunião do Diretório Nacional do PT com diretórios estaduais e Fundação Perseu Abramo discute Programa Brasil que o Povo Quer

Os presidentes dos diretórios estaduais e dos diretórios municipais do PT nas capitais se reuniram, na manhã desta segunda-feira (31), com a Fundação Perseu Abramo e com o Diretório Nacional do partido, para a apresentação do Programa Brasil que o Povo Quer, que deve nortear as ações para o próximo período de um ano.

Além dos membros do Diretório Nacional e dos presidentes municipais e estaduais, também participaram do encontro a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e membros da Executiva Nacional do partido. Durante a abertura da reunião, Lula falou sobre a necessidade do PT se reencontrar com a sociedade.

Também foi apresentada a proposta de realização de caravanas com Lula pelo Brasil. O roteiro começará ainda em agosto pelo Nordeste do País e percorrerá, também, pelo menos mais duas regiões até o final do ano.

Dando continuidade ao encontro que, na última semana, definiu o Plano Estratégico para o Diretório Nacional, Gleisi Hoffmann afirmou que o partido deve dar respostas à sociedade. “O PT, como maior partido de oposição e de esquerda, tem que defender a si mesmo, ao presidente Lula e oferecer alternativa de esperança e sonho ao povo brasileiro”.

Ela falou que o encontro é uma forma de preparação ao novo período de enfrentamento ao golpe e às políticas de retrocesso, além de preparação para enfrentar a próxima disputa pelo governo federal.

“Nos baseamos nas deliberações do 6o Congresso. Pegamos todas as resoluções do 6o Congresso e fizemos um apanhado de 4 grandes desafios”, explicou a presidenta do PT.

Segundo Gleisi, os desafios elencados são:

– Defender Lula, garantir sua candidatura e elegê-lo presidente, ampliando a bancada na Câmara, presença no Senado, estados e assembleias;

– Derrotar o golpe, mobilizando a sociedade por eleições diretas;

– Integrar a organização do PT, integrando diretório e agendas;

– Reestruturar e reposicionar o partido para enfrentar a nova configuração do capitalismo e estreitar laços com movimentos sociais.

Gleisi e Lula falam com presidentes de diretórios estaduais e municipais de capitais

O programa Brasil que o Povo Quer, apresentado pelo presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, visa elabora,  junto com a militância, lideranças estaduais e regionais, além de movimentos sociais, um projeto para um Novo Federalismo e um novo Projeto de Nação.

Segundo Pochmann, a ideia para o Projeto de Nação é que tenha como mote uma “grande sociedade”, em oposição ao projeto golpista de uma nação para poucos privilegiados.

Os principais eixos de trabalho nesse projeto incluem a defesa da soberania nacional, participação popular, integração nacional, redução das desigualdades uso dos recursos naturais, entre outros.

A elaboração do Projeto de Nação deverá ser executada em três fases, começando pela escuta de opiniões das mais diversas bases sociais do partido, usando, inclusive, ferramentas eletrônicas; passando para uma fase de diálogo, com proposição de pautas sistematizadas; terminando com uma deliberação política do PT, divulgando os resultados de volta para a sociedade.

O Projeto Novo Federalismo deve ser realizado de forma complementar e articulada para produzir diagnósticos a respeito da situação política, econômica e social de todos os estados brasileiros, em um processo que terá participação ativa dos diretórios estaduais com apoio da Fundação Perseu Abramo, ao longo do segundo semestre de 2017.

Confira a abertura do lançamento do Programa Brasil que o Povo Quer.

Abertura do encontro Brasil em Movimento

Reunião do PT Nacional com a presença de representantes de todos os estados da nação.

Publicado por Fundação Perseu Abramo em Segunda, 31 de julho de 2017

Abertura do encontro Brasil em Movimento

Publicado por Fundação Perseu Abramo em Segunda, 31 de julho de 2017

Caravanas com Lula

A partir de agosto, começarão as caravanas com Lula pelo Brasil. Segundo o vice-presidente do PT, Marcio Macedo, que está à frente da organização das caravanas, “a concepção é rodar o Brasil levando esperança e buscando inspirações”.

O primeiro roteiro com Lula irá percorrer o Nordeste, saindo da Bahia no dia 17 e e terminando no Maranhão dia 7 de setembro. Até o final do ano ainda devem ser realizadas caravanas pelas regiões sul e sudeste. No sudeste, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais deverão ser visitados pelo ex-presidente.

Da Redação da Agência PT de Notícias