Doação de aparelhos auditivos pelo SUS ultrapassa 600 mil

Ator norte-americano Johnny Depp se solidariza com crianças brasileiras com problemas de audição e, antes de tocar no Rock in Rio, entrega 220 aparelhos

Os avanços nas políticas públicas de atenção à saúde auditiva no Brasil ganharam uma importante adesão no último fim de semana, quando o consagrado ator norte-americano Johnny Depp doou à Prefeitura do Rio de Janeiro, em nome da Fundação Starkey de Audição, dos EUA, 220 aparelhos de surdez para atendimento a crianças com problemas de audição.

A ação foi bem-vinda pelo Ministério da Saúde, que disse merecer reconhecimento, por trazer conforto e melhor condição de vida a quem precisa do atendimento. Entretanto, a Pasta informa que a doação atendeu “apenas a ponta de uma fila” de necessitados sem audição, de um único gestor do SUS, o município do Rio de Janeiro.

““O que ele (Johnny Depp) fez foi generoso, merece ser enaltecido – toda ajuda é bem-vinda. Mas o compromisso do governo é com mais de cinco mil municípios de todo o país”, avaliou um assessor do Ministério da Saúde.

De janeiro de 2012, até abril de 2014, o Sistema Único de Saúde (SUS) forneceu mais de 600 mil aparelhos do mesmo tipo. Os dados devem ser atualizados antes de 10 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional de Enfrentamento e Combate à Surdez.

A doação fez parte da agenda do ator no “Rocy in Rio 2015”, encerrado no domingo (27). Depp, que é guitarrista da banda Holywood Vampires nas horas vagas, e veio ao Brasil se apresentar no festival internacional que nessa edição completou 30 anos de realização.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast